Descida no preço dos combustíveis não vai ser tão acentuada após nova atualização da taxa de carbono

Descida no preço dos combustíveis não vai ser tão acentuada após nova atualização da taxa de carbono
| País
Porto Canal com Lusa

A descida prevista nos preços dos combustíveis para esta segunda-feira não vai afinal ser tão acentuada. A taxa de carbono foi novamente atualizada, segundo uma portaria que hoje entra em vigor, aumentando para 74,429 euros/tonelada de dióxido de carbono (CO2). As previsões apontavam descida de quatro cêntimos para a gasolina, e um cêntimo e meio para o gasóleo.

O diploma, publicado no domingo em Diário da República, prossegue o descongelamento da taxa, reduzindo assim a descida dos preços do gasóleo e da gasolina que a evolução dos preços dos combustíveis antecipava para esta semana.

Em 2022, na sequência da forte subida dos preços dos combustíveis então registada, foi decidido suspender a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) – a denominada taxa de carbono – mantendo-se em aplicação o valor definido para 2021.

Em maio de 2023, ainda pela mão do anterior Governo e perante algum alívio de preços que então começou a verificar-se, foi iniciado o descongelamento da atualização desta taxa – movimento interrompido em agosto desse ano e retomado em 2024.

No preâmbulo da portaria que hoje entra em vigor (idêntica à publicada no dia 23 de agosto), o Governo refere que o congelamento da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2 "constituiu uma medida excecional" de apoio às famílias e empresas em face do aumento extraordinário dos preços dos produtos energéticos, lembrando que a medida, em consonância com as recomendações da Comissão Europeia, "deverá ser progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado da energia o permitir".

"Assim, considerando a evolução recente do preço dos combustíveis e a evolução do preço resultante dos leilões de licenças de emissão de gases de efeitos de estufa, em particular, verificando-se uma tendência de redução dos preços dos combustíveis e uma trajetória crescente no preço das emissões de CO2", o Governo retomou "o descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2, mantendo-se uma suspensão parcial desta atualização face ao valor de 83,524 euros que seria aplicável em 2024", lê-se na portaria.

+ notícias: País

Renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação do Governo

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de 2024, anunciou esta quinta-feira a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Arranca esta sexta-feira a operação Páscoa da PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia esta sexta-feira a operação “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”, reforçando a visibilidade na via pública e a segurança rodoviária, informou aquela força de segurança.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".