Dragon Force: 16 anos a criar talento

Dragon Force: 16 anos a criar talento
| Desporto
Porto Canal

No remodelado Campo da Constituição, a 6 de setembro de 2008, ganhou ainda mais força a ambição de formar talentos e incutir os valores do FC Porto em jovens e crianças que escolhiam a Dragon Force como a primeira escola de futebol. 16 anos depois, a ambição continua firme, mas os desafios não param de crescer - sempre com o intuito de acompanhar o compromisso inabalável com a excelência e a vontade de superar todos os recordes.

Com 33 escolas - 19 clubes parceiros, 13 colégios e uma universidade - distribuídas por 8 distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo mais de 5.500 alunos - 65% em formato de escola de futebol, que participam no Torneio das Lendas, e 35% elementos de equipas que competem nos campeonatos das diferentes associações -, a Dragon Force estabelece o objetivo de promover o desenvolvimento técnico dos mais novos e fazê-lo a uma grande escala, alcançando o maior número possível de alunos em diversas zonas do país.

Os Foot-Camps, Super Camps e Super Treinos, que têm como desígnio potenciar o nível de jogo de milhares de crianças, atraíram mais de 1.900 participantes em 2023/24.

Uma marca à escala global
A nível internacional há talentos à solta nas Escolas de futebol Dragon Force no Brasil, no Zimbabué e em Moçambique, todas com uma certificação internacional. Na época transata, foram realizados 24 Foot-Camps nos três continentes, chegando a mais de 2.500 jovens atletas. Equipas do Reino Unido, Canadá, Africa do Sul, Estados Unidos da América, Brasil, China e França procuraram trabalhar sob a metodologia azul e branca, com os treinadores e contra as equipas Dragon Force.

Resultados à vista
90 atletas que hoje militam na formação do FC Porto começaram a jogar na Dragon Force, o que corresponde a 26% do total de jogadores e demonstra a forte articulação que existe com o departamento de futebol e o scouting. Houve 324 futebolistas a sair para as equipas de formação do FC Porto ao longo dos últimos 16 anos, entre eles Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa, António Ribeiro e André Oliveira.

Apesar de essa não ser a prioridade número um, em 2023/24 a Dragon Force e os parceiros alcançaram excelentes resultados desportivos em 2023/24:

AF Porto
Sub-6: Campeões distritais (Dragon Force Porto)
Sub-8: Campeões distritais (Dragon Force Colégio de Ermesinde/Núcleo Desportivo de Ermesinde)
Sub-9: Campeões distritais (Dragon Force Porto)
Sub-10: Vice-campeões (Dragon Force Porto)
Sub-11: Vice-campeões (Dragon Force Grijó/AD Grijó)
Sub-13: Vice-campeões (Dragon Force Porto)

AF Braga
Sub-11: Campeões distritais (Dragon Force Braga/ADC Aveleda)

AF Viseu
Sub-12 e sub-14: Vice-campeões distritais (Dragon Force Viseu/CF Os Repesenses)

AF Viana
Sub-15: Vice-campeões distritais (Dragon Force Viana do Castelo/Neves FC)

A Dragon Force transformou-se numa escola de treinadores e de profissionais de diferentes áreas, como a nutrição, a psicologia, a fisioterapia e a gestão administrativa. 18 treinadores no futebol de formação iniciaram o respetivo percurso neste projeto e os treinadores principais das equipas sub-19, sub-17 e sub-15 do FC Porto tiveram um papel preponderante no sucesso do mesmo. Tudo sustentado num Sistema de Gestão da Qualidade que respeita as normas ISO 9001 e que foi certificado em 2010. Anualmente, a Dragon Force é auditada por entidades externas e tem passado com distinção.

Rampa de lançamento também no feminino
A primeira equipa feminina da história do FC Porto inclui várias jogadoras que deram os primeiros toques na bola ao serviço da Dragon Force. A guarda-redes Bárbara Marques iniciou o percurso na Dragon Force do Porto a pisar o relvado da Constituição, a média Matilde Vaz - a primeira mulher a marcar um golo no Estádio do Dragão - começou a praticar os remates na Dragon Force de Grijó e a centrocampista Inês Valente aprendeu os fundamentos do desporto-rei na Dragon Force Colégio Novo da Maia.

Porto seguro fora das quatro linhas
O principal objetivo é continuar a desenvolver as competências futebolísticas dos alunos, impulsionando a sua formação integral através da relação estreita entre a Coordenação Técnica, a Coordenação de Psicologia e Pedagogia e a Nutrição.

O Gabinete de Nutrição e o Gabinete de Psicologia e Pedagogia são fundamentais para a consciencialização dos alunos, dos encarregados de educação e dos treinadores. Graças às consultas de nutrição e às estratégias ali implementadas, 79% dos alunos acompanhados melhoraram o índice de massa corporal e 62% normoponderais adotaram outros hábitos alimentares. Através do Departamento Pedagógico, 75% dos alunos com notas e comportamento negativo conseguiram obter aproveitamento escolar e melhorar a postura na sala de aula.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".