Com Gondomar debaixo de olho, Universidade do Porto prepara-se para crescer em Matosinhos
João Nogueira
Devido à falta de espaço no Porto, a Universidade do Porto tem atualmente dois eixos de expansão: Matosinhos e Gondomar. Os planos para o concelho gondomarense não estão esquecidos, garante o reitor António Sousa Pereira, mas é em Matosinhos que se dão mais avanços com o lançamento do concurso público para a construção do polo universitário para breve.
Ver esta publicação no Instagram
A instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos, está mais perto de acontecer.
Em declarações ao Porto Canal, o reitor da Universidade do Porto avançou que o projeto está numa fase adiantada e que em breve deve ser lançado o concurso público para a construção do edifício do polo tecnológico.
Recorde-se que a Universidade do Porto, no âmbito do desmantelamento da Petrogal, vai ocupar uma área de 50 hectares com um centro de inovação e tecnológico.
O espaço destinado às engenharias e ciências vai nascer nos terrenos da refinaria, mas também numa área que ladeia com a estrutura da Galp, do lado oposto da Rua Belchior Robles.
A Galp continua as operações de desmantelamento e descontaminação dos terrenos da refinaria, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter apresentado evidências da existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área.
Polo para Gondomar continua em cima da mesa
Em 2021, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Gondomar, um acordo com a autarquia permitiu à Universidade do Porto reservar terrenos em Valbom com a criação de um novo pólo para a área das artes e ciências humanas no horizonte. A ideia reforçou-se depois de a Metro do Porto anunciar, no final de 2023, os projetos de extensão da rede com um novo traçado para Gondomar, entre o Estádio do Dragão e o Souto.
Em declarações ao Porto Canal, o reitor António Sousa Pereira explicou que a ideia não está esquecida e que a expansão da área das Artes e Humanidades para Gondomar deverá mesmo ser uma realidade.
Ainda não há projeto, mas há uma ideia estratégica do que pode ser feito. A instalação da instituição de ensino superior no concelho gondomarense deve ir mesmo até à Casa do Desenho de Júlio Resende, disse o reitor.