Com Gondomar debaixo de olho, Universidade do Porto prepara-se para crescer em Matosinhos

Com Gondomar debaixo de olho, Universidade do Porto prepara-se para crescer em Matosinhos
| Porto
João Nogueira

Devido à falta de espaço no Porto, a Universidade do Porto tem atualmente dois eixos de expansão: Matosinhos e Gondomar. Os planos para o concelho gondomarense não estão esquecidos, garante o reitor António Sousa Pereira, mas é em Matosinhos que se dão mais avanços com o lançamento do concurso público para a construção do polo universitário para breve.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos, está mais perto de acontecer.

Em declarações ao Porto Canal, o reitor da Universidade do Porto avançou que o projeto está numa fase adiantada e que em breve deve ser lançado o concurso público para a construção do edifício do polo tecnológico.

Recorde-se que a Universidade do Porto, no âmbito do desmantelamento da Petrogal, vai ocupar uma área de 50 hectares com um centro de inovação e tecnológico.

O espaço destinado às engenharias e ciências vai nascer nos terrenos da refinaria, mas também numa área que ladeia com a estrutura da Galp, do lado oposto da Rua Belchior Robles.

A Galp continua as operações de desmantelamento e descontaminação dos terrenos da refinaria, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter apresentado evidências da existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área.

Polo para Gondomar continua em cima da mesa

Em 2021, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Gondomar, um acordo com a autarquia permitiu à Universidade do Porto reservar terrenos em Valbom com a criação de um novo pólo para a área das artes e ciências humanas no horizonte. A ideia reforçou-se depois de a Metro do Porto anunciar, no final de 2023, os projetos de extensão da rede com um novo traçado para Gondomar, entre o Estádio do Dragão e o Souto.

Em declarações ao Porto Canal, o reitor António Sousa Pereira explicou que a ideia não está esquecida e que a expansão da área das Artes e Humanidades para Gondomar deverá mesmo ser uma realidade.

Ainda não há projeto, mas há uma ideia estratégica do que pode ser feito. A instalação da instituição de ensino superior no concelho gondomarense deve ir mesmo até à Casa do Desenho de Júlio Resende, disse o reitor.

+ notícias: Porto

Fonte dos Leões a transbordar de espuma teve de ser esvaziada

A Fonte dos Leões, situada em frente à Reitoria da Universidade do Porto, encontra-se, na tarde desta terça-feira, repleta de espuma. No local já está a ser feito o esvaziamento do monumento.

Ryanair anuncia dois novos destinos a partir do Porto

A Ryanair anunciou esta terça-feira duas novas rotas no aeroporto Francisco Sá Carneiro, para Roma e Tânger, na sua programação de inverno no Porto, em que operará 55 rotas com 12 aviões baseados.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.