FC Porto: Desaire no clássico. Crónica de jogo

FC Porto: Desaire no clássico. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto sofreu o primeiro golo e a primeira derrota à quarta jornada. Após três vitórias no campeonato e outra na Supertaça, diante do mesmo adversário, os portistas foram a casa do Sporting perder por 2-0 graças a um penálti convertido por Gyokeres e a um golo de Catamo na reta final de um clássico pautado pelo equilíbrio durante 70 minutos.

Vítor Bruno repetiu o onze que havia batido o Rio Ave (2-0), Galeno manteve-se no corredor esquerdo da defesa, Vasco Sousa ficou na casa das máquinas e pertenceu ao internacional jovem português a primeira chance digna de registo, um pontapé de ressaca a rasar o poste direito de Kovacevic.

O conjunto da casa respondeu através do suspeito do costume, ainda antes da meia hora, num remate à malha lateral que não causou sobressaltos aos forasteiros, apenas às bancadas. Gyokeres era a principal arma ofensiva do Sporting, Diogo Costa mantinha a baliza do FC Porto fechada - pese embora a mão cheia de oportunidades dos visitados - e, em cima do descanso, Galeno apareceu no no flanco contrário para dar trabalho ao guardião adversário, que sacudiu o perigo causado pelo internacional brasileiro.

Os sportinguistas voltaram melhor do descanso, estiveram muito perto de marcar logo após o recomeço, não fosse um corte providencial de Otavio a salvar a saída intempestiva de Diogo Costa, Galeno esboçou resposta num remate distante que obrigou o dono das redes de Alvalade a sujar o equipamento, mas o golo só surgiu de grande penalidade: Gyokeres recebeu, ganhou metros, Otavio dobrou-o em falta e o sueco encarregou-se de transformar o castigo máximo no 1-0.

Em desvantagem pela primeira vez desde a Supertaça, Vítor Bruno promoveu uma quádrupla substituição, retirou Danny Namaso, Iván Jaime, Vasco Sousa e Martim Fernandes, fez entrar Samu, Gonçalo Borges, Eustáquio e João Mário e logo a seguir Fran Navarro rendeu Alan Varela, porém o marcador só voltaria a mexer por iniciativa de Catamo para confirmar que os três pontos ficariam mesmo em Lisboa.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.