Elevador da Lada. A vista d’ouro que é pouco conhecida dos portuenses
Catarina Cunha
É no número 66 do Largo dos Arcos da Ribeira, junto à ponte Luiz I, no Porto, que está situado o Ascensor da Ribeira, mais conhecido como Elevador da Lada. Do alto dos seus 33.9 metros de altura avista-se o Douro, uma paisagem que apesar de tudo acaba por ser admirada por poucos, com a grande maioria dos portuenses a desconhecer este “tesouro” da cidade que é gratuito para titulares do Cartão Porto. ou de Andante com zona PRT1. A localização e escassez de sinalização são apontadas como as principais causas para a baixa utilização deste equipamento com vista de ouro.
Ver esta publicação no Instagram
Há quem estranhe ao ouvir o nome “Elevador da Lada” - aconteceu pelo menos três vezes, em escassos minutos. “Conheço o Funicular dos Guindais, mas este não”, confessou a portuense Patrícia Brito sobre a infraestrutura que liga a Ribeira à Sé. Acompanhada pelo marido e pelo filho admite a curiosidade em visitar a estrutura metálica, mas, rapidamente, aponta algumas melhorias. “É necessário mais placas [de sinalização] e até divulgação nas redes sociais, algo que atraia as pessoas. É como se costuma dizer, nós que vivemos aqui, não conhecemos a nossa cidade”, lamenta.
A opinião é similar à de Fernando Cavaleiro, que trabalha naquela zona ribeirinha da cidade. A sua experiência diz-lhe que “pouca gente conhece” a estrutura por estar “muito escondida e não ter nada para assinalar”. De passagem pelo Porto, dois turistas italianos reconhecem o acesso gratuito e a vista privilegiada do transporte, mas questionam a sua utilidade. “Depois de subirmos, ainda temos que caminhar muito. Não é suficiente”.
Apesar de nem todos verem a reduzida utilização do equipamento como um problema, a STCP Serviços - entidade gestora do espaço - admite, em resposta ao Porto Canal, estar “a articular com o Município a colocação de sinalética informativa na zona da Ribeira e da Sé” que melhor identifique o elevador.
Perto de dez mil utilizadores em cinco meses
A construção foi edificada há mais de duas décadas “para vencer a diferença de quotas e facilitar o acesso à zona central do bairro” do Barredo. Desde o final de maio, altura em que reabriu ao público após sofrer uma “reabilitação estrutural completa”, e até meados de agosto a infraestrutura serviu 9.987 utilizadores (residentes e turistas) e completou 4.252 viagens.
O Ascensor da Ribeira apresenta “um novo passadiço, nova cabine e sinalética informativa”. Além disso, aquele elevador panorâmico “foi alvo de limpeza e tratamentos adequados à corrosão a que foi sujeito”.
Com a reabertura, impôs-se um novo regulamento e tarifário, aprovados pelo Município do Porto no final do ano transato. “A implementação de sistema de controlo de acessos que permite assegurar o serviço gratuito para titulares Cartão Porto. e Andante (com zona PRT1), assim como para utentes do centro social", refere a STCP Serviços, especificando que os turistas podem “usufruir da vista acedendo ao equipamento com um bilhete Lada ou com um bilhete combinado Lada+Funicular”.
O bilhete Lada tem um custo de dois euros para adultos e um euro para as crianças até aos 12 anos de idade. Já o preço do título, que incluiu uma viagem no Elevador da Lada e no Funicular dos Guindais, localizado a escassos metros, é de cinco euros para adultos e três euros para as crianças.