FC Porto: Uma estrela a brilhar há 30 anos

FC Porto: Uma estrela a brilhar há 30 anos
| Desporto
Porto Canal

O dia 28 de agosto de 1994 foi um dos mais tristes da história do Futebol Clube do Porto. Às 6h30 da manhã desse domingo de Verão, as autoridades receberam o alerta de que um automóvel se havia despistado violentamente em Gândara. Quando os bombeiros chegaram ao local, o condutor de 26 anos já tinha perdido a vida. Era Rui Filipe.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O futebolista de indiscutível qualidade a quem todos auspiciavam um futuro promissor atravessava um excelente momento de forma, tinha acabado de assinar o primeiro golo do Penta - nas Antas contra o SC Braga - e de marcar ao Benfica na Luz. O cartão vermelho que vira na Supertaça impediu-o de defrontar o Beira-Mar e levou Bobby Robson a dispensá-lo do último treino antes da segunda jornada. O irmão fazia anos e Rui Filipe estava a regressar das comemorações quando se deu o acidente fatal.

A trágica notícia caiu como uma bomba no seio do plantel, que a recebeu na manhã de um jogo que as entidades recusaram adiar. Obrigados a entrar em campo no Estádio Mário Duarte, os Dragões choraram antes, durante e após os 90 minutos, mas fizeram das tripas coração e dedicaram a vitória ao companheiro de luta acabado de falecer. Rui Barros e Emerson marcaram os golos que ninguém festejou.

Rui Filipe nascera em Vale de Cambra a 8 de março de 1968, tinha começado a jogar futebol no clube da terra e passado a vestir as cores que o apaixonavam em 1984. Esteve três épocas emprestado ao Gil Vicente, duas ao SC Espinho e regressou a casa pela mão de Carlos Alberto Silva, treinador que lhe reconheceu potencial e o trouxe de volta às Antas.

O médio dos cabelos loiros distinguia-se pelo acerto no passe e pela qualidade do remate, era internacional português, chegou a vestir a camisola 10 e a conquistar três campeonatos, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do FC Porto. Há precisamente 30 anos, em Aveiro, Bobby Robson falou em nome de todos os portistas e disse o que ainda hoje lhes vai na alma: “I'll never forget this sad, sad day”.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Basquetebol): Chama do Dragão travou a fúria espanhola. Crónica de jogo

Continuam vivas as esperanças do FC Porto na FIBA Europe Cup de basquetebol. Obrigados a vencer para seguirem na prova, os portistas contrariaram o favoritismo do Zaragoza e impuseram-se, por 86-75, na quarta ronda da segunda fase de grupos. Com este resultado, passam a somar cinco pontos - tantos como o Tofas Bursa (2.º) e o Maroussi (3.º), que têm menos um jogo disputado.

Fernando Sá: “Foi um jogo praticamente perfeito” 

A equipa de basquetebol do FC Porto contrariou todas as probabilidades e alcançou uma grande vitória internacional diante do Zaragoza (86-75) que mantém em aberto a qualificação para os quartos de final da FIBA Europe Cup. No rescaldo da quarta jornada da segunda fase de grupos, Fernando Sá mostrou-se “bastante satisfeito” e teceu rasgados elogios ao “caráter, personalidade e vontade” de um coletivo que fez “um jogo praticamente perfeito, principalmente em termos defensivos”. “Temos estado bem, encarado muito bem a alternância entre as competições europeias e nacionais e espero que assim continue”, declarou o técnico portista.

Nuno Borges vai defrontar Carlos Alcaraz no Open da Austrália

O tenista português Nuno Borges, 33.º do ranking ATP, qualificou-se esta quarta-feira para a terceira ronda do Open da Austrália ao vencer o jogador da casa Jordan Thompson (27.º), em três parciais.