FC Porto (Basquetebol): Chama do Dragão travou a fúria espanhola. Crónica de jogo
Porto Canal
Continuam vivas as esperanças do FC Porto na FIBA Europe Cup de basquetebol. Obrigados a vencer para seguirem na prova, os portistas contrariaram o favoritismo do Zaragoza e impuseram-se, por 86-75, na quarta ronda da segunda fase de grupos. Com este resultado, passam a somar cinco pontos - tantos como o Tofas Bursa (2.º) e o Maroussi (3.º), que têm menos um jogo disputado.
Os cinco norte-americanos da casa entraram bem, fortes nas duas tabelas, e conseguiram travar o ataque espanhol. Wes Washpun e Tanner Omlid destacaram-se numa primeira parte de sentido único, faturando na casa das dezenas, e contribuíram decisivamente para que o marcador registasse uma diferença de dez ao intervalo (47-37).
O descanso não esmoreceu o ímpeto dos portistas, que voltaram a arrancar melhor e chegaram a liderar por 13. A inevitável reação forasteira surgiu logo a seguir e um parcial de 1-10 reduziu a distância para um só ponto. Com a pontaria afinada, Phil Fayne destacava-se como a principal arma ofensiva dos Dragões, que nunca se amedrontaram perante um dos principais candidatos à conquista da prova nem desperdiçaram a vantagem defendida durante 40 minutos.
Segue-se um duelo dos oitavos de final da Taça de Portugal de basquetebol, frente ao CD Póvoa, no Dragão Arena (domingo, 14h00).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-ZARAGOZA, 86-75
FIBA Europe Cup, 2.ª fase, Grupo K, 4.ª jornada
14 de janeiro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Alexandre Deman (França), Ivor Matejek (Chéquia) e Blaz Zupancic (Eslovénia)
ZARAGOZA: Santi Yusta (5), Trae Bell-Haynes (15), Yoanki Mensia (6), Joaquin Rodriguez (5) e Emir Sulejmanovic (16)
Suplentes: A.J. Slaughter (16), Miguel González (4), Jaime Fernández (3), Alejandro Moreno e Jilson Bango (5)
Treinador: Porfírio Fisac
FC PORTO: Wes Washpun (21), Tanner Omlid (13), Xeyrius Williams (8), Toney Douglas (4) e Phil Fayne (22)
Suplentes: Miguel Cardoso, Devyn Marble (9), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz (9) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 47-37
Parciais: 25-21; 22-16; 18-24; 21-14