FC Porto: Tomás Santos é reforço para o hóquei em patins
Porto Canal
Universal de 16 anos assinou um contrato válido até 2027.
Tomás Santos é o novo craque do plantel campeão nacional e detentor da Taça de Portugal de hóquei em patins. O universal de apenas 16 anos assinou até 2027 e vai vestir a camisola número 4 em 2024/25.
Natural do Olival, o jovem hoquista começou a patinar nos Carvalhos e em 2018 viveu a primeira experiência de azul e branco ao serviço dos sub-13 do FC Porto. No ano seguinte, mudou-se para Valongo, de onde saiu durante dois anos para representar a Oliveirense antes de voltar para se estrear como sénior a 4 de fevereiro de 2023, com 15 anos, pela equipa B e na Liga dos Campeões com 16 em Lodi (Itália), a 8 de fevereiro deste ano.
Destaque na formação, esteve em três finais consecutivas da Eurockey Cup, uma prova não oficial para a qual são convidados os três primeiros classificados de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, França e Inglaterra: em 2021, venceu ao serviço da Oliveirense; em 2022, marcou os dois golos do Valongo que foram insuficientes para triunfar na final; e em 2023, voltou a constar na lista de marcadores do jogo decisivo, mas o resultado tornou a ser desfavorável.
Vice-campeão europeu em 2023 por Portugal, depois de ter marcado três golos em seis jogos durante a prova, é agora o mais jovem integrante da convocatória de Vasco Vaz para o Mundial de sub-19, que se vai realizar de 8 a 15 de setembro em Novara (Itália).