As imagens do sismo que despertou o país

As imagens do sismo que despertou o país
| País
Porto Canal / Agências

Um sismo de magnitude 5,3 abanou o país e foi sentido de norte a sul, com imagens de câmaras de videovigilância a mostrar o impacto no interior de algumas habitações. De acordo com a Proteção Civil já foram sentidas mais três réplicas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos", disse o comandante José Miranda, da ANEPC.

“Até à data foram sentidas mais três réplicas. A primeira com magnitude 1,2, a segunda 1,1 e a terceira 0,9. Se se voltar a justificar emitiremos novos avisos e comunicados”, adiantou o comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, num briefing, às 08h00.

De acordo com André Fernandes houve um pico de chamadas por parte da população para o comando nacional, comandos regionais e sub-regionais e corporações de bombeiros, tendo sido dadas recomendações.

O comandante nacional adiantou também que este sismo não reúne critérios para ativação de planos especiais para este tipo de evento.

“Só são ativados planos a partir de 6,1, o sismo foi de 5,3”, disse.

+ notícias: País

Profissionais do INEM aumentados em janeiro

O Governo chegou a acordo na quarta-feira com os técnicos de emergência pré-hospitalar, depois de sete horas de reunião que resultaram na reconfiguração de duas carreiras e reposicionamento salarial a todos os profissionais do quadro do INEM.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.