As imagens do sismo que despertou o país

As imagens do sismo que despertou o país
| País
Porto Canal / Agências

Um sismo de magnitude 5,3 abanou o país e foi sentido de norte a sul, com imagens de câmaras de videovigilância a mostrar o impacto no interior de algumas habitações. De acordo com a Proteção Civil já foram sentidas mais três réplicas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos", disse o comandante José Miranda, da ANEPC.

“Até à data foram sentidas mais três réplicas. A primeira com magnitude 1,2, a segunda 1,1 e a terceira 0,9. Se se voltar a justificar emitiremos novos avisos e comunicados”, adiantou o comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, num briefing, às 08h00.

De acordo com André Fernandes houve um pico de chamadas por parte da população para o comando nacional, comandos regionais e sub-regionais e corporações de bombeiros, tendo sido dadas recomendações.

O comandante nacional adiantou também que este sismo não reúne critérios para ativação de planos especiais para este tipo de evento.

“Só são ativados planos a partir de 6,1, o sismo foi de 5,3”, disse.

+ notícias: País

SOS Racismo apela a medidas de combate à violência xenófoba contra migrantes

O SOS Racismo apelou quinta-feira aos decisores políticos para tomarem uma posição “clara e responsável” de prevenção e combate à violência xenófoba, e à polícia e justiça para atuarem com “celeridade e rigor” relativamente aos agressores de cidadãos migrantes.

Quase três mil senhorios pediram compensação pelas rendas antigas

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu até agora 2.900 pedidos de compensação financeira de senhorios com rendas antigas, cujo valor médio ronda os 216 euros, referiu fonte oficial organismo.

Passageiros nos aeroportos nacionais sobem 2,6% em julho para 7,2 milhões

O número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 2,6% em julho, em termos homólogos, para 7,2 milhões, e acumula uma subida de 4,7% desde janeiro, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).