Baião prevê começar a cobrar Taxa Turística entre 1 e 1,5 euros em 2025

Baião prevê começar a cobrar Taxa Turística entre 1 e 1,5 euros em 2025
Foto: Tripadvisor
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Baião prevê começar a cobrar em 2025 entre um e 1,5 euros de Taxa Turística a quem pernoite no município pelo período máximo de três noites, disse à Lusa.

Em resposta à Lusa, aquela autarquia do distrito do Porto esclareceu que o valor a cobrar por aquela taxa irá variar consoante a altura do ano, sendo que de 01 de abril a 30 de setembro será de 1,5 euros e de 01 de outubro a 31 de março de um euro.

O objetivo da nova taxa é, explica o texto, “arrecadar receita para que o município possa intervir nas infraestruturas que suportam o turismo, mitigando os impactos do turismo sobre o território, permitindo igualmente alicerçar projetos de valor acrescentado para as operações turísticas”.

Segundo explicou a autarquia, o procedimento para a criação e implementação de taxa turística no município em Baião foi iniciado em 2023, tendo sido deliberado, em reunião ordinária da Câmara Municipal, a 29 de novembro, submeter a Consulta Pública, entre 23 de janeiro e 04 de março de 2024, o Projeto de Regulamento da Taxa Municipal Turística de Baião.

Naquele período, a autarquia recebeu 13 contributos, “que foram devidamente analisados e parcialmente acolhidos na proposta final de regulamento da Taxa Turística”.

“A nova proposta de regulamento será novamente objeto de Consulta Pública, prevendo-se a sua entrada em vigor, em janeiro de 2025”, lê-se.

+ notícias: Norte

PCP reclama pagamento integral de todos os impostos pela venda de seis barragens

O PCP de Bragança reclamou esta sexta-feira a necessidade da intervenção da Autoridades Tributárias (AT), e outras entidades públicas, para que as partes envolvidas na venda das seis barragens transmontanas sejam obrigadas ao pagamento dos impostos em falta resultantes desta transação.

Supremo anula acórdão que condenou mulher por tentar matar companheiro em Matosinhos

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) anulou o acórdão que condenou a cinco anos e meio de prisão uma mulher por tentar matar o companheiro com 12 facadas, em agosto de 2024, em Matosinhos.

Movimento Gaia Verde organiza caminhada no domingo contra alteração da estação de TGV

O recém-criado movimento cívico Gaia Verde, manifestou-se esta sexta-feira contra a deslocalização da estação de alta velocidade em Vila Nova de Gaia para Vilar do Paraíso, estando a organizar para domingo uma caminhada em São Caetano, na "zona ameaçada".