FC Porto B: Desfecho inglório num terreno inqualificável. Crónica de jogo

FC Porto B: Desfecho inglório num terreno inqualificável. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A segunda ronda da Segunda Liga encerrou com o segundo empate da equipa B do FC Porto, este a duas bolas. Num terreno de jogo (e não relvado) incompatível com uma competição profissional de futebol, os portistas estiveram a perder 2-0, nunca baixaram os braços e reverteram a desvantagem à boleia de Luís Mota e Rui Monteiro, soluções saídas do banco com o pé quente.

João Brandão apostou no recém-chegado Felipe Silva de início e o central canhoto nada pôde fazer para evitar o golo do Tondela em cima do quarto de hora: cruzamento de Maranhão desde o flanco predileto, a bola sobrou para André Ceitil à entrada da área e o número 6 beirão atirou para o fundo das redes de Diogo Fernandes, que acabou traído pelo tapete castanho do Estádio João Cardoso. A perderem 1-0, os Dragões correram atrás do prejuízo e ficaram perto de o anular em cima da pausa para hidratação, quando Anha Candé disparou forte e distante do alvo. Ao intervalo, os visitantes tinham mais bola e mais remates, mas menos pontaria.

O conjunto da casa quase dobrou a vantagem logo aos 30 segundos da segunda parte, porém Diogo Fernandes demonstrou reflexos para travar o calcanhar de Roberto. A ameaça concretizou-se ao minuto 54, novamente num ataque desenhado a partir do corredor esquerdo, desta feita o guardião azul e branco nada pôde fazer para evitar o 2-0. Sem nada a perder, o técnico forasteiro lançou Filipe Sousa, Rui Monteiro, Tiago Andrade e Luís Mota para os lugares de Dinis Rodrigues, André Oliveira, Gonçalo Sousa e Abraham Marcus e a quadrupla substituição deu frutos quase de imediato: bola longa de Gabriel Brás, excelente trabalho de Mota e 2-1 no marcador.

Logo a seguir Candé ficou a centímetros da igualdade, que viria a surgir na sequência de uma combinação entre os recém-entrados Tiago Andrade e Rui Monteiro (2-2). Já com Rodrigo Fernandes e sem Domingos Andrade em campo, Candé continuava a tentar faturar de todas as formas e feitios, Roberto acabou expulso por acumulação de amarelos e deixou o conjunto viseense encostado às cordas, contudo o resultado viria a permanecer inalterado - apesar da derradeira investida de Tiago Andrade.

“Não se pode jogar futebol num relvado destes. Se queremos promover o espetáculo temos de criar condições para isso. Mérito ao Tondela pela forma como se organizou na primeira parte, mas não podia pedir mais aos meus jogadores neste relvado. O nosso futebol tenta potenciar o talento deles, mas isto não é um campo de futebol. A primeira parte foi do Tondela, sem dúvida, mas a segunda foi diferente, principalmente a partir do momento em que mexemos na equipa. Mérito de quem entrou e se esforçou ao máximo, parabéns aos meus jogadores pela dedicação nestas condições difíceis. Eu sou o responsável pelo 0-2, eles são os responsáveis pelo 2-2”, declarou João Brandão no rescaldo da partida.

Segue-se uma deslocação a Viseu, para defrontar o Académico, a partir das 11h00 de domingo no Estádio do Fontelo (Sport TV1).

FICHA DE JOGO

CD TONDELA-FC PORTO B, 2-2
Liga Portugal 2, 2.ª jornada
19 de agosto de 2024
Estádio João Cardoso, em Tondela

Árbitro: Fá Sanhá
Assistentes: Pedro Sousa e Pedro Fonseca
Quarto árbitro: Diogo Pereira
VAR: Cláudio Pereira
AVAR: Ricardo Moreira

CD TONDELA: Bernardo; Bebeto, João Afonso, Ricardo Alves (cap.), Maviram, Ceitil, Hélder Tavares, Costinha, Xavier, Pedro Maranhão e Roberto
Substituições: Bebeto por Diego (52m), Hélder Tavares por Nuno Cunha (62m), Maviram por Tiago Manso (62m), Costinha por Rodrigo Ramos (84m) e Pedro Maranhão por Miro (84m)
Não utilizados: Gabriel Souza; Fuller, Cascavel e Cícero
Treinador: Luís Pinto

FC PORTO B: Diogo Fernandes; Dinis Rodrigues, Gabriel Brás (cap.), Felipe Silva, Martim Cunha, Domingos Andrade, André Oliveira, Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa, Abraham Marcus e Anha Candé
Substituições: André Oliveira por Tiago Andrade (60m), Abraham Marcus por Rui Monteiro (60m), Gonçalo Sousa por Filipe Sousa (60m), Dinis Rodrigues por Luís Mota (60m) e Domingos Andrade por Rodrigo Fernandes (83m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Luís Gomes, João Teixeira e Jorge Meireles
Treinador: João Brandão

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Ceitil (15m), Hélder Tavares (54m), Luís Mota (69m) e Rui Monteiro (82m)
Disciplina: cartão amarelo a Roberto (29m e 87m), Gonçalo Sousa (42m), Hélder Tavares (58m), Tiago Manso (67m), Nuno Cunha (79m), Tiago Andrade (90+2m) e Gabriel Brás (90+3m); cartão vermelho a Roberto (87m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: O novo cartão de sócio

O FC Porto está a revolucionar a relação com os associados e o primeiro passo neste caminho é a substituição do documento de identificação de todos os portistas: o cartão de sócio. Trata-se do tiro de partida de um longo processo de transformação que tem como horizonte a temporada 2025/26 e que posiciona o Clube na vanguarda em Portugal. A apresentação oficial, com transmissão no Porto Canal, está marcada para o meio-dia desta quinta-feira no Camarote Presidencial do Estádio do Dragão.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo frente ao Farense

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Nuno Almeida para arbitrar o jogo entre FC Porto e o SC Farense, agendado para o próximo domingo (15h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à quinta ronda do campeonato.

Nova época, velhos hábitos. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto estreou-se da melhor forma no Dragão Arena ao vencer a ronda de abertura do campeonato nacional frente ao Vitória de Guimarães, esta quarta-feira, por 42-22. Com este resultado e o triunfo na Luz, no passado fim de semana, os portistas somam seis pontos e ascendem à liderança da prova, em igualdade pontual com o Sporting.