FC Porto: O novo cartão de sócio
Porto Canal
O FC Porto está a revolucionar a relação com os associados e o primeiro passo neste caminho é a substituição do documento de identificação de todos os portistas: o cartão de sócio. Trata-se do tiro de partida de um longo processo de transformação que tem como horizonte a temporada 2025/26 e que posiciona o Clube na vanguarda em Portugal. A apresentação oficial, com transmissão no Porto Canal, está marcada para o meio-dia desta quinta-feira no Camarote Presidencial do Estádio do Dragão.
Esta substancial alteração tecnológica irá permitir agregar o universo azul e branco e fazer com que os associados vivam o dia a dia do Clube de uma forma ainda mais próxima. O renovado cartão marca o início de uma nova era para o FC Porto e assume um papel determinante na criação do novo ecossistema tecnológico que permitirá estabelecer o futuro modelo de relacionamento entre o Clube, os associados e os parceiros.
Além de aproximar os sócios, o FC Porto pretende facilitar uso dos serviços em dias de jogo e aumentar a comodidade nas infraestruturas ou nos restantes momentos do quotidiano de qualquer portista.
Novo cartão, novas tecnologias
Até agora assente nos sistemas RFID (Mifare) e banda magnética, o cartão de sócio do FC Porto enfrentava limitações em termos de uso que daqui em diante serão superadas graças à adopção de novas tecnologias.
Mais amiga do utilizador, a tecnologia NFC nos novos cartões físicos e digitais contribui decisivamente para a desmaterialização integral da bilhética a breve prazo em todos os recintos onde o Clube atue na condição de visitado.
Já o novo QR Code do cartão, que substitui a banda magnética, alarga a utilização do mesmo a um universo de parceiros muito maior, e permitirá, num futuro próximo, oferecer mais e melhores benefícios aos associados.
Transição gradual e faseada
A implementação do novo cartão, integralmente desenvolvida e coordenada pelos serviços do Clube, representa uma operação logística sem precedentes na história do FC Porto.
Por isso, a entrada em vigor do novo documento de identificação dos portistas - de distribuição universal e gratuita a todos os sócios ativos - ocorrerá de forma gradual e faseada durante um período de transição pensado para reduzir ao máximo os naturais constrangimentos provocados por um processo desta natureza.
Os novos cartões serão entregues diretamente na morada de cada associado, por ordem de antiguidade, ao longo do mês de setembro. Numa primeira fase, serão distribuídos os cartões dos sócios Diamante (75 anos), Ouro (50) e Prata (25). Numa segunda fase, serão distribuídos os restantes cartões aos sócios filiados há menos de 25 anos.
Mais novidades a caminho
Os portistas podem esperar outras novidades muito em breve, nomeadamente uma renovação quase integral da rede de parceiros que lhes poderão proporcionar benefícios exclusivos sete dias por semana.
Os postos de combustível Repsol deixarão de aceitar a banda magnética. Daqui em diante, o QR Code visível na face do cartão físico (ou no verso do digital) funcionará como interface junto da futura rede de parceiros.
Nos próximos meses também será lançado um portal dedicado aos sócios, que permitirá admiti-los através de um processo totalmente digital e automático. Já em desenvolvimento estão várias outras funcionalidades atualmente inexistentes ou apenas existentes em interfaces físicos e analógicos, como a Loja do Associado ou as FC Porto Stores.
Novo cartão digital na Wallet
De modo a permitir adoção da tecnologia NFC, o cartão digital deixará de constar na App FC Porto e passará diretamente para a Wallet do smartphone - que pode ser usada offline e gerida juntamente com outros documentos, facilitando a vida dos associados.
O Portal e a App FC Porto continuarão a disponibilizar toda a informação relativa às quotas, ao Lugar Anual e aos bilhetes adquiridos. No seguimento do que acontece desde o arranque da temporada, o acesso dos sócios ao Estádio faz-se unicamente através do cartão, a partir de agora também disponível na Wallet.