Terrenos limítrofes à refinaria de Matosinhos deixam de ter uso militar

Terrenos limítrofes à refinaria de Matosinhos deixam de ter uso militar
| Norte
Porto Canal/Agências

O Governo decidiu que os terrenos limítrofes à antiga refinaria de Matosinhos, em processo de demolição, deixam de ter uso militar, segundo publicação em Diário da Republica (DR).

Os terrenos em causa deixam de ter servidão militar porque a refinaria, no distrito do Porto, encerrou e está em processo de demolição não havendo, por esse motivo, os perigos até então existentes, refere o anúncio.

“Na sequência do encerramento da atividade de refinação de petróleo da refinaria de Matosinhos em 2021, e encontrando-se a mesma num processo de reconversão num parque logístico, alterou-se quer o contexto industrial antes existente quer os pressupostos que deram origem à criação desta servidão militar”, explica.

O uso a ser dado aos terrenos é o agora definido no Plano Diretor Municipal (PDM) ou aquele que os proprietários pretenderem, adiantou à Lusa o Ministério da Defesa.

Além disso, o ministério, liderado por Nuno Melo, explicou que a finalidade das servidões militares é garantir a segurança das organizações ou instalações militares ou de interesse para a defesa nacional, a segurança das pessoas e dos bens nas zonas confinantes com certas organizações, instalações militares ou de interesse para a defesa nacional e permitir às forças armadas a execução das missões que lhes competem.

O encerramento da refinaria foi comunicado pela Galp em dezembro de 2020 e concretizado no ano seguinte, num processo muito criticado pelas estruturas sindicais.

A petrolífera justificou a decisão de encerramento desta refinaria com o contexto europeu e mundial da refinação, com os desafios da sustentabilidade e com as características das instalações.

+ notícias: Norte

Metro do Porto vai realojar moradores do bairro de Massarelos a partir do dia 25

Os 13 agregados familiares que terão de sair por quatro meses do bairro de Massarelos, no Porto, devido à construção da ponte da Ferreirinha, serão realojados a partir do dia 25, disse hoje fonte da Metro do Porto.

Cerca de 50ME de prejuízos reportados por 2.661 agricultores no Norte

O mau tempo afetou 2.661 agricultores, no Norte, que reportaram prejuízos na ordem dos 50,3 milhões de euros, dos quais 62% estão relacionados com a queda de muros, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

CCDR-N disse que projeto para aterro de Boticas ainda se encontra em análise

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse esta terça-feira que o pedido de licenciamento do projeto de otimização da capacidade do Aterro Sanitário de Boticas ainda se encontra em análise, garantindo cumprir integralmente a legislação.