Centro de Atendimento Clínico no Porto abre esta segunda-feira
Porto Canal
O Centro de Atendimento Clínico do Porto, no Hospital da Prelada, vai arrancar esta segunda-feira o seu funcionamento, escreve esta quinta-feira o Jornal de Notícias. Surge como alternativa às urgências para os utentes com casos menos graves que sejam triados com pulseiras verdes ou azuis dos hospitais de S. João e de Santo António.
Este centro no Porto vai começar a funcionar duas semanas após a abertura do primeiro do género, em Lisboa, no Centro de Saúde de Sete Rios.
Ao JN, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, proprietária do Hospital da Prelada, revelou que o centro clínico vai estar aberto todos os dias, entre as 8h00 e a 1h00.
Esta solução foi avançada pelo Governo na semana passada, com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a revelar que a Santa Casa da Misericórdia do Porto vai receber um funcionamento de 65 milhões de euros pelo serviço prestado e por outros cuidados de saúde já prestados pelo hospital.
O provedor da Misericórdia adiantou também ao JN que vai receber 45 euros por doente, fazendo contas de receber 270 mil euros por mês no caso de receberem 200 doentes por dia.
O Centro de Atendimento Clínico no Porto vai funcionar, pelo menos, até novembro de 2025, altura em que será feita uma nova avaliação.