Faculdade de Letras ganha novo edifício em 2026 pela mão do arquiteto do Terminal de Campanhã

Faculdade de Letras ganha novo edifício em 2026 pela mão do arquiteto do Terminal de Campanhã
| Porto
Ana Francisca Gomes e João Nogueira

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) passará a contar com um novo edifício em meados de 2026. O espaço, cujas obras tiveram início em novembro e estarão terminadas em maio de 2026, terá cinco pisos e dois deles “serão exclusivamente dedicados a acolher a atividade das oito unidades de investigação sediadas na faculdade”, informou o gabinete de comunicação em resposta ao Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O novo espaço, que vai nascer entre o edifício principal da FLUP e a Residência Universitária Novais Barbosa, terá ainda um átrio, dois auditórios, um dos quais com 400 lugares, e uma nova área de cafetaria com um terraço, uma reivindicação já antiga dos alunos.

O “Edifício FLUP I&D” é da autoria de Nuno Brandão Costa, o mesmo arquiteto responsável pelo Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e pela remodelação
da Quinta do Mitra.

No dia da assinatura do documento de consignação da obra, o arquiteto caracterizou “o estilo minimalista e iluminado do novo edifício”, que tem “inspiração Bauhaus apresentando uma imagem neutra e horizontal que, transversalmente, se vai enquadrar e destacar no ambiente da Faculdade de Letras”.

A empreitada representa um investimento de 5,06 milhões de euros.

Porto Canal

 

Universidade do Porto expande-se

O novo edifício da Faculdade de Letras é um dos inúmeros investimentos que a Universidade do Porto tem a decorrer atualmente.

Tal como o Porto Canal já havia noticiado, está previsto um novo campus tecnológico para os terrenos da antiga refinaria da Galp, em Leça da Palmeira. Vai ocupar cerca de 50 hectares e terá capacidade para acolher 15 mil pessoas.

O espaço destinado às engenharias e ciências vai nascer nos terrenos da refinaria, mas também numa área que ladeia com a estrutura da Galp, do lado oposto da Rua Belchior Robles.

Também está prevista uma expansão da Academia até Gondomar. Em declarações ao Porto Canal, o reitor António Sousa Pereira garantiu que a ideia não está esquecida e que a expansão da área das Artes e Humanidades para aquele concelho deverá mesmo ser uma realidade.

Ainda não há projeto, mas há uma ideia estratégica do que pode ser feito. A instalação da instituição de ensino superior no concelho gondomarense deve ir mesmo até à Casa do Desenho de Júlio Resende, disse o reitor.

Além disso, também é recente a intenção da Universidade do Porto em investir mais de sete milhões de euros na recuperação e construção dos complexos desportivos da Boa Hora e Asprela para que, até 2030, pelo menos 40% da comunidade científica pratique desporto.

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Governo quer avançar com grupo de trabalho para expansão do aeroporto do Porto

O Governo quer constituir um grupo de trabalho para analisar a expansão futura do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.