Com um novo telhado até ao fim de agosto, Coliseu do Porto já tem novas obras à vista
João Nogueira
Estão na reta final os trabalhos de substituição do telhado do Coliseu do Porto. Nas próximas semanas, o espaço cultural no centro da cidade vai abrir portas com um novo teto que se espera que coloque um ponto final nos problemas de infiltrações no edifício. Terminada esta intervenção mais urgente, deverão agora seguir-se os trabalhos gerais de melhoria e recuperação da infraestrutura.
O telhado de amianto que não era capaz de reter as infiltrações no Coliseu do Porto já está praticamente substituído e até ao final de agosto a obra, orçada em 300 mil euros, deverá estar concluída, apurou o Porto Canal junto de fonte da sala de espetáculos.
Além do problema na cobertura, chegou a ser necessário fixar uma rede no teto para que os estuques não caíssem. A isto juntavam-se infiltrações nas paredes nos andares superiores, que fecharam alguns camarotes por motivos de segurança.
Ver esta publicação no Instagram
O edifício, há 82 anos de portas abertas, não ia resistir a outro inverno e às fortes chuvas, chegou a admitir o próprio diretor do espaço.
As obras atuais podem ainda não ter terminado, mas já há outras à vista e cujo arranque está para breve. Depois de reparado o mais urgente e essencial, o Coliseu do Porto vai ser alvo de outra intervenção de fundo e estrutural.
O financiamento está garantido, apurou o Porto Canal junto de fonte do processo. Num total de 3,5 milhões de euros, a verba será maioritariamente comparticipada pela Área Metropolitana do Porto, com 2,5 milhões de euros, e pela Câmara do Porto, que injetará um milhão de euros.
Relembre-se que no início do ano a Área Metropolitana do Porto votou de forma unânime o financiamento das obras do equipamento.
A verba está “praticamente assegurada”, apurou o Porto Canal, estando pendente um aviso da CCDR-Norte que vai permitir arrancar com o concurso público e posteriormente os trabalhos.
