Laboratório em Braga já tratou mais de 350 doentes com fibrilhação auricular

Laboratório em Braga já tratou mais de 350 doentes com fibrilhação auricular
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Laboratório de Eletrofisiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga já tratou com sucesso, numa década, mais de 350 pacientes com fibrilhação auricular, foi anunciado esta terça-feira.

No dia em que assinalou os 10 anos de existência daquele laboratório, a ULS de Braga acrescenta que ali foram também realizados mais de 1.500 procedimentos de eletrofisiologia invasiva, dos quais 80% associados a tratamento ablativo.

O laboratório registou ainda mais de 3.000 consultas especializadas em arritmologia.

“Inaugurado com o objetivo de expandir as opções diagnósticas e terapêuticas no âmbito das doenças cardíacas relacionadas com o ritmo, o Laboratório de Eletrofisiologia tem desempenhado um papel crucial no Serviço de Cardiologia da ULS de Braga”, refere o comunicado.

Sublinha que, ao longo dos 10 anos de existência, o laboratório “acompanhou de perto a evolução tecnológica e expandiu a sua experiência, tornando-se um centro de referência capaz de oferecer à população praticamente todas as opções terapêuticas disponíveis nesta área especializada”.

“Um dos marcos mais significativos foi a capacitação para realizar procedimentos de ablação de fibrilhação auricular, a arritmia mantida mais comum que pode comprometer seriamente a qualidade de vida dos utentes e aumentar o risco de complicações graves como insuficiência cardíaca, demência e acidente vascular cerebral”, referiu a responsável do Laboratório de Eletrofisiologia da ULS de Braga.

Sérgia Rocha disse ainda que a abertura, até ao final do ano, de uma nova unidade de intervenção cardíaca, com sala de recobro, será “um passo crucial para alargar ainda mais” a capacidade de resposta e continuar a proporcionar “tratamentos de excelência” aos utentes.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.