Referendo sobre sufrágio universal em Macau com 6.377 votos ao terceiro dia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Macau, China, 26 ago (Lusa) -- O referendo informal sobre o sufrágio universal em Macau, que arrancou no domingo, promovido por três associações pró-democracia, contava hoje com um total de 6.377 votos.

De acordo com a página do referendo 'online'-- macau2014.org -- até às 10:00 locais (03:00 em Lisboa) 6.377 pessoas votaram na consulta lançada pelas associações Consciência de Macau, Juventude Dinâmica de Macau e Sociedade Aberta de Macau.

A votação coincide com o período de campanha eleitoral do único candidato a chefe do Executivo, o atual líder do Governo, Fernando Chui Sai On.

Na próxima eleição, a realizar no próximo dia 31, mantém-se o método de escolha por um colégio eleitoral, desta feita, composto por 400 membros, mais 100 do que há cinco anos.

Lançado para decorrer até dia 30, o referendo questiona a confiança da população relativamente ao chefe do Executivo e a implementação do voto por sufrágio universal para a eleição em 2019.

No dia do arranque do referendo, quatro voluntários envolvidos na realização do referendo foram detidos, a par de Jason Chao, líder de duas associações promotoras da iniciativa. Os cinco foram colocados em liberdade várias horas depois.

DM/FV //

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.