FC Porto B: Anha Candé renova até 2027

FC Porto B: Anha Candé renova até 2027
| Desporto
Porto Canal

Força, técnica, capacidade de trabalho e de superação. Tudo isto combinado com a irreverência de um jovem de apenas 16 anos. Anha Candé renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2027 e vai continuar a brilhar de azul e branco com o 95 nas costas.

Nascido na Guiné-Bissau a 13 de agosto de 2007, filho de pai português e de mãe guineense, Candé manteve-se no país natal durante 12 anos, até vir para Portugal. Foi em Massamá que o esquerdino de 1,86 metros começou a dar nas vistas ao marcar, numa única época, 43 golos em 30 jogos divididos entre sub-15, sub-16 e sub-17.

Perante tamanho feito, não faltaram grandes nomes interessados no jovem atleta, entre eles o FC Porto, que o conseguiu trazer para o Olival. Aos 14 anos, assinou o primeiro contrato de formação e começou de imediato a brilhar pelos sub-17. A dificuldade dos adversários para o parar tornou-se evidente a maior prova dessa superioridade foram os 16 golos marcados. Ainda no ano de estreia, foi então colocado à prova nos sub-19.

Uma curta adaptação foi suficiente para se identificar que o nível, ainda assim, não era suficientemente alto para tanto talento. Na primeira fase do campeonato de juniores, o imponente ponta de lança marcou oito golos em oito jogos e fez ainda uma assistência. Na Youth League - competição em que foi o melhor marcador da fase de grupos (cinco golos) -, bisou logo ao terceiro jogo e convenceu António Folha a estreá-lo frente ao Vilaverdense. Não ficaria por aqui.

Entre escassos minutos no campo dos graúdos e muitos golos na Champions dos miúdos, Anha Candé trabalhou firmemente para dar mais um passo em frente na carreira. Em Tondela, a 21 de janeiro, somou a primeira titularidade e estreou-se a cumprir 90 minutos no futebol sénior. Sete dias depois da primeira boa réplica, mereceu nova titularidade frente ao Belenenses e não desiludiu: aos 24 minutos, libertou-se do adversário direto quando percebeu que Vasco Sousa havia ganho uma dividida nas alturas à entrada da área, recebeu com o pé esquerdo - o dominante - e fuzilou a baliza de David Grilo com o direito, como fazem os melhores artilheiros a nível mundial. Quebrado o recorde de mais jovem a marcar na segunda liga aos 16 anos, 5 meses e 15 dias e escrita mais uma página a ouro na história desta joia.

Houve ainda tempo para marcar e assistir contra o Mainz, no jogo que carimbou o acesso do FC Porto à final four da Youth League e que o consagrou como o jogador com mais contribuições para golo em toda a competição. Foram seis os remates certeiros e quatro os passes decisivos. Tanto talento não passou despercebido a João Brandão, que integrou o avançado - segundo elemento mais novo do plantel, apenas superado por Denis Gutu - no lote de atletas da equipa B para 2024/25 e o viu marcar no particular frente ao União de Lamas e bisar diante do Marítimo da Venezuela.

+ notícias: Desporto

"Muito sucesso". Ex-Real Madrid Marcelo envia mensagem de apoio para clube da AF Porto

O ex-internacional brasileiro e nome incontornável da história do Real Madrid, Marcelo deixou nas redes sociais uma mensagem de apoio ao Pedras Rubras, que este domingo inicia a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, diante do Pasteleira. 

MotoGP: Miguel Oliveira 11.º no Grande Prémio de San Marino que sorriu a Marc Márquez

O português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou este domingo em 11.º o Grande Prémio de San Marino de MotoGP, 13.ª ronda da temporada do Mundial de motociclismo de velocidade, vencido pelo espanhol Marc Márquez (Ducati) pela segunda vez consecutiva.

Dupla nortenha conquista bronze no Mundial Universitário de Voleibol de Praia

A dupla formada por Hugo Campos, da licenciatura em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e João Pedrosa, do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), conquistou, este sábado, a medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, que decorreu no Rio de Janeiro, no Brasil.