FC Porto B: Anha Candé renova até 2027

FC Porto B: Anha Candé renova até 2027
| Desporto
Porto Canal

Força, técnica, capacidade de trabalho e de superação. Tudo isto combinado com a irreverência de um jovem de apenas 16 anos. Anha Candé renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2027 e vai continuar a brilhar de azul e branco com o 95 nas costas.

Nascido na Guiné-Bissau a 13 de agosto de 2007, filho de pai português e de mãe guineense, Candé manteve-se no país natal durante 12 anos, até vir para Portugal. Foi em Massamá que o esquerdino de 1,86 metros começou a dar nas vistas ao marcar, numa única época, 43 golos em 30 jogos divididos entre sub-15, sub-16 e sub-17.

Perante tamanho feito, não faltaram grandes nomes interessados no jovem atleta, entre eles o FC Porto, que o conseguiu trazer para o Olival. Aos 14 anos, assinou o primeiro contrato de formação e começou de imediato a brilhar pelos sub-17. A dificuldade dos adversários para o parar tornou-se evidente a maior prova dessa superioridade foram os 16 golos marcados. Ainda no ano de estreia, foi então colocado à prova nos sub-19.

Uma curta adaptação foi suficiente para se identificar que o nível, ainda assim, não era suficientemente alto para tanto talento. Na primeira fase do campeonato de juniores, o imponente ponta de lança marcou oito golos em oito jogos e fez ainda uma assistência. Na Youth League - competição em que foi o melhor marcador da fase de grupos (cinco golos) -, bisou logo ao terceiro jogo e convenceu António Folha a estreá-lo frente ao Vilaverdense. Não ficaria por aqui.

Entre escassos minutos no campo dos graúdos e muitos golos na Champions dos miúdos, Anha Candé trabalhou firmemente para dar mais um passo em frente na carreira. Em Tondela, a 21 de janeiro, somou a primeira titularidade e estreou-se a cumprir 90 minutos no futebol sénior. Sete dias depois da primeira boa réplica, mereceu nova titularidade frente ao Belenenses e não desiludiu: aos 24 minutos, libertou-se do adversário direto quando percebeu que Vasco Sousa havia ganho uma dividida nas alturas à entrada da área, recebeu com o pé esquerdo - o dominante - e fuzilou a baliza de David Grilo com o direito, como fazem os melhores artilheiros a nível mundial. Quebrado o recorde de mais jovem a marcar na segunda liga aos 16 anos, 5 meses e 15 dias e escrita mais uma página a ouro na história desta joia.

Houve ainda tempo para marcar e assistir contra o Mainz, no jogo que carimbou o acesso do FC Porto à final four da Youth League e que o consagrou como o jogador com mais contribuições para golo em toda a competição. Foram seis os remates certeiros e quatro os passes decisivos. Tanto talento não passou despercebido a João Brandão, que integrou o avançado - segundo elemento mais novo do plantel, apenas superado por Denis Gutu - no lote de atletas da equipa B para 2024/25 e o viu marcar no particular frente ao União de Lamas e bisar diante do Marítimo da Venezuela.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o adversário dos Dragões na quarta eliminatória da Taça de Portugal

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, realizado esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, ditou que o vencedor das últimas três edições da prova rainha terá pela frente um embate frente ao Moreirense, emblema da I Liga. 

Vítor Bruno: “Não podemos desvirtuar aquilo que é nosso”

Na terceira jornada da Liga Europa, estreia-se no Estádio do Dragão o Hoffenheim, “uma equipa vertical que faz das transições um momento forte”. A partir das 20h00 (Sport TV5), Vítor Bruno quer ver uma equipa a “procurar ao máximo o equilíbrio entre o momento ofensivo e o defensivo”, a “tirar a bola a um adversário que não se sente cómodo atrás dela” e sem nunca “desvirtuar” os referenciais que foram construídos nos últimos meses.

FC Porto B: Martim Cunha renova até 2028

Martim Cunha é o mais recente futebolista do FC Porto a estender a ligação ao clube. O defesa internacional jovem português trabalhou às ordens de Vítor Bruno durante a pré-temporada e integrou a convocatória para o estágio do plantel principal na Áustria antes de ser titular (e totalista) nas cinco primeiras jornadas da Segunda Liga, até sofrer uma lesão no tornozelo esquerdo que o mantém afastado dos relvados desde finais de setembro.