Burger King manterá painéis históricos do café Embaixador

Burger King manterá painéis históricos do café Embaixador
| Porto
João Nogueira

Quando o café Embaixador fechou em dezembro de 2022, surgiram dúvidas se os painéis de Martins da Costa, que revestem grande parte de uma das paredes do espaço, seriam preservados. Com o Burger King a abrir portas naquele espaço em breve, a Câmara do Porto avança ao Porto Canal que as peças “vão ser mantidas e ter um papel de destaque”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Tinham passado pouco mais de dois meses do encerramento do café Embaixador, em dezembro de 2022, quando a Câmara do Porto aprovou por unanimidade uma proposta que visava a preservação daquele património.

Mas o tempo passou e com ele arrastou o tema, que até aos dias de hoje se manteve uma incógnita. Com a montagem de um novo estaleiro de obra a envolver o antigo Embaixador e a chegada do Burger King, que o Porto Canal noticiou em primeira mão, a conservação da obra de Martins da Costa voltou a estar em cima da mesa.

De acordo com a Câmara do Porto, as peças concebidas em 1957 não estão em risco, uma vez que vão ser mantidas e ter um papel de destaque no novo restaurante do Burger King.

Os mosaicos no interior do café Embaixador revestem as paredes de fundo do rés-do-chão e do primeiro andar, em mais de 20 metros de altura.

Antes do encerramento do café histórico, os painéis foram inicialmente recuperados por alunos da Escola de Artes da Universidade Católica. A obra custou mais de 14 mil euros, feita ao abrigo da candidatura ao Fundo Municipal Porto de Tradição, em 2020.

A preservação daquele painel foi debatida pelo executivo a janeiro de 2023, proposta pelo PS distrital que, além da obra de Martins da Costa, pediu ainda a discussão de outros painéis como os que estão situados no café Garça Real e no antigo café Rialto.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).