”Comboios-sucata” comprados em saldos por Portugal geram indignação em Espanha

”Comboios-sucata” comprados em saldos por Portugal geram indignação em Espanha
| Norte
Porto Canal

Em 2020, a CP comprou 51 carruagens à espanhola Renfe por 1,65 milhões de euros, visando requalificá-las nas oficinas de Guifões, em Matosinhos. Dois anos depois, seis unidades entraram em circulação no serviço interregional da Linha do Minho, afigurando-se como um importante recurso para o panorama da ferrovia nacional. Um cenário que não é visto com bons olhos no país vizinho, acusado de abrir mão a preço de saldo de carruagens que poderiam ser uma mais valia, reforçando a operação em solo espanhol.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por André Marques 432 (@andre_marques_432)

Num vídeo publicado na rede social Instagram, é elencado que o material circulante poderia suprir necessidades de oferta existentes em determinadas linhas, nomeadamente Sevilha – Cádiz, Zaragoza – Logroño – Pamplona, ou até mesmo no troço entre Valência e Barcelona, constantemente alvo de críticas pela escassa oferta.

Na mesma publicação é destacado o processo de remodelação pelo qual as carruagens passaram. Adquiridas em Julho de 2020 por 1,5 milhões de euros, o que dá uma média de 30 mil euros por cada uma, ganharam nova vida nas oficinas de Guifões.

A modernização de cada uma custou, em média, 156 mil euros, ficando a transportadora pública com carruagens praticamente novas ao preço de 186 mil euros, 10% do preço do mercado por material equiparado novo.

As carruagens em segunda mão ficaram irreconhecíveis: foi removido o amianto que 36 das carruagens possuíam – uma das principais razões da sua desvalorização – tendo sido remontados novos equipamentos como assentos, casas de banho, ar condicionado, sistema de informação ao cliente. 

Um exemplo de como transformar carruagens apelidadas de "sucata" em material circulante novo, que vai gerando ecos de revolta no país vizinho. 

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.