FC Porto: Aliança hispano-britânica na Áustria. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto iniciou o estágio na Áustria com uma vitória por 4-0 diante do Al Arabi. No primeiro de três jogos no coração da Europa, os Dragões deram seguimento aos bons resultados conseguidos no Olival - onde golearam a Sanjoanense (4-0), o Desportivo de Chaves (4-0) e o Nacional da Madeira (4-1) - e voltaram a deixar bons indícios para a temporada 2024/25. Marcaram Danny Namaso, Toni Martínez, Nico González e Fran Navarro.
Cláudio Ramos, João Mário, Gabriel Brás, Fábio Cardoso, Martim Cunha, Marko Grujic, Nico González, Romário Baró, Rodrigo Mora, Danny Namaso e Toni Martínez formaram o primeiro onze da era Vítor Bruno e só foi preciso esperar quatro minutos para que o marcador mexesse: Namaso, a passe de Grujic, colocou a bola por entre as pernas do guarda-redes e no fundo das redes adversárias (1-0).
Meia-hora volvida, já depois da pausa para hidratação debaixo de um calor tórrido, Mora esteve perto de protagonizar o momento da tarde, mas desta feita o guardião do Al Arabi deu uma excelente réplica ao ainda melhor remate do número dez vestido com a camisola 86. No minuto seguinte, aos 36, Nico desviou para a trave um cruzamento saído da canhota de Cunha.
No regresso das cabines, Toni Martínez teve melhor pontaria do que Grujic e dobrou a vantagem após assistência de João Mário (2-0). Novamente a passe do lateral direito, e na concretização de uma boa jogada de envolvimento, Nico González fez o 3-0 em cima da hora de jogo e abriu portas a uma pequena revolução na equipa.
Já com Diogo Fernandes, Gonçalo Borges, Zé Pedro, Otavio, Gonçalo Sousa, Alan Varela, Vasco Sousa, André Franco, Iván Jaime, Gonçalo Borges, Galeno e Fran Navarro em campo, e mesmo em cima do apito final, o avançado espanhol deu contornos de goleada ao amigável (4-0) no relvado do Sportplatz Oberwart, a cinco quilómetros do quartel-general azul e branco nos próximos nove dias.