Direção-Geral do Orçamento divulga hoje execução orçamental até Julho

Direção-Geral do Orçamento divulga hoje execução orçamental até Julho
| Política
Porto Canal

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a execução orçamental em contas públicas até julho de 2014, ano em que o défice terá de baixar para os 4% em contabilidade nacional.

No Orçamento do Estado para 2014 está previsto um défice de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), a meta acordada entre o Governo e a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) para este ano.

No primeiro semestre, o défice das administrações públicas atingiu os 4.192 milhões de euros, mais 149 milhões do que no mesmo semestre de 2013.

Até junho, o Estado arrecadou mais de 17.129 milhões de euros líquidos em receita fiscal, o que representa um aumento de cerca de 4,3% face ao montante amealhado em igual período do ano passado.

Por outro lado, o Estado pagou 1.048,6 milhões de euros aos credores internacionais em juros e comissões cobrados pelo resgate financeiro na primeira metade do ano.

Os números divulgados pela DGO são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa. Esta é a contabilidade exigida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para efeitos de averiguação do cumprimento das metas do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), que entretanto foi concluído.

No entanto, a meta do défice fixada é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que conta para Bruxelas.

No primeiro trimestre, o défice ficou nos 5,9%, acima da meta acordada para o conjunto do ano, segundo o INE.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.