Uma viagem no tempo pelo Porto antigo

Uma viagem no tempo pelo Porto antigo
| Porto
Porto Canal

Dos Aliados à Sé, passando pela Ribeira, os encantos do Centro Histórico do Porto espalham-se por toda a cidade à beira-rio plantada. A Invicta contemporânea como hoje a conhecemos é fruto de décadas de profunda transformação que não apagam a história de uma cidade com uma história rica e densa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa viagem ao tempo, é traçado um roteiro fotográfico do antes e do depois da capital do Norte do país.

Pelas ruas na Sé, espalhavam-se os vendedores do Mercado Levante da Rua Escura. Este mercado de venda ambulante estendia-se pela Rua Escura e também pela Rua de S. Sebastião, e nele foram sendo progressivamente instaladas barracas provisórias. Mais tarde transformaria-se em Mercado de São Sebastião, com a construção de um estrutura na Avenida Dom Afonso Henriques, nos anos 80.

E por falar em mercados, na Ribeira permanece um dos mais antigos da cidade.

Os antigos jardins da Avenida dos Aliados é um dos principais sítios nostálgicos dos portuenses. Em 2005, um projeto de arquitetura da autoria de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura eliminou estes espaços verdes, a propósito da construção das duas entradas para o metro.

Também a implementação do metro na cidade foi responsável pela transformação do tabuleiro superior da Ponte Luís I.

A Praça da República e a Rua Sá da Bandeira eram lugares onde passavam o elétrico, um transporte agora reduzido a três linhas por toda a cidade.

Para a construção da Avenida da Ponte, também conhecida por Avenida D. Afonso Henriques, foram efetuados um conjunto de demolições de casas e edifícios. As primeiras demolições foram ordenadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) no final dos anos 30 e arrasaram todo o casario em torno da catedral, para “limpar” a paisagem em seu redor, num movimento patrimonialista típico da época. Também em 1948 começou a demolição de uma significativa parte da zona para abrir uma ligação que permitisse a circulação rápida de automóveis entre os automóveis que chegavam da Ponte Luiz I, então a principal entrada rodoviária da cidade, até à Avenida dos Aliados.

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Detido casal suspeito de burla com terrenos para construção imobiliária no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um casal suspeito da prática de burla qualificada que, alegadamente, vendia terrenos para construção no distrito do Porto e prometia a edificação dos mesmos, mas que não o concretizava.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.