Uma viagem no tempo pelo Porto antigo

Uma viagem no tempo pelo Porto antigo
| Porto
Porto Canal

Dos Aliados à Sé, passando pela Ribeira, os encantos do Centro Histórico do Porto espalham-se por toda a cidade à beira-rio plantada. A Invicta contemporânea como hoje a conhecemos é fruto de décadas de profunda transformação que não apagam a história de uma cidade com uma história rica e densa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa viagem ao tempo, é traçado um roteiro fotográfico do antes e do depois da capital do Norte do país.

Pelas ruas na Sé, espalhavam-se os vendedores do Mercado Levante da Rua Escura. Este mercado de venda ambulante estendia-se pela Rua Escura e também pela Rua de S. Sebastião, e nele foram sendo progressivamente instaladas barracas provisórias. Mais tarde transformaria-se em Mercado de São Sebastião, com a construção de um estrutura na Avenida Dom Afonso Henriques, nos anos 80.

E por falar em mercados, na Ribeira permanece um dos mais antigos da cidade.

Os antigos jardins da Avenida dos Aliados é um dos principais sítios nostálgicos dos portuenses. Em 2005, um projeto de arquitetura da autoria de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura eliminou estes espaços verdes, a propósito da construção das duas entradas para o metro.

Também a implementação do metro na cidade foi responsável pela transformação do tabuleiro superior da Ponte Luís I.

A Praça da República e a Rua Sá da Bandeira eram lugares onde passavam o elétrico, um transporte agora reduzido a três linhas por toda a cidade.

Para a construção da Avenida da Ponte, também conhecida por Avenida D. Afonso Henriques, foram efetuados um conjunto de demolições de casas e edifícios. As primeiras demolições foram ordenadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) no final dos anos 30 e arrasaram todo o casario em torno da catedral, para “limpar” a paisagem em seu redor, num movimento patrimonialista típico da época. Também em 1948 começou a demolição de uma significativa parte da zona para abrir uma ligação que permitisse a circulação rápida de automóveis entre os automóveis que chegavam da Ponte Luiz I, então a principal entrada rodoviária da cidade, até à Avenida dos Aliados.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.