Uma viagem no tempo pelo Porto antigo

Uma viagem no tempo pelo Porto antigo
| Porto
Porto Canal

Dos Aliados à Sé, passando pela Ribeira, os encantos do Centro Histórico do Porto espalham-se por toda a cidade à beira-rio plantada. A Invicta contemporânea como hoje a conhecemos é fruto de décadas de profunda transformação que não apagam a história de uma cidade com uma história rica e densa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa viagem ao tempo, é traçado um roteiro fotográfico do antes e do depois da capital do Norte do país.

Pelas ruas na Sé, espalhavam-se os vendedores do Mercado Levante da Rua Escura. Este mercado de venda ambulante estendia-se pela Rua Escura e também pela Rua de S. Sebastião, e nele foram sendo progressivamente instaladas barracas provisórias. Mais tarde transformaria-se em Mercado de São Sebastião, com a construção de um estrutura na Avenida Dom Afonso Henriques, nos anos 80.

E por falar em mercados, na Ribeira permanece um dos mais antigos da cidade.

Os antigos jardins da Avenida dos Aliados é um dos principais sítios nostálgicos dos portuenses. Em 2005, um projeto de arquitetura da autoria de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura eliminou estes espaços verdes, a propósito da construção das duas entradas para o metro.

Também a implementação do metro na cidade foi responsável pela transformação do tabuleiro superior da Ponte Luís I.

A Praça da República e a Rua Sá da Bandeira eram lugares onde passavam o elétrico, um transporte agora reduzido a três linhas por toda a cidade.

Para a construção da Avenida da Ponte, também conhecida por Avenida D. Afonso Henriques, foram efetuados um conjunto de demolições de casas e edifícios. As primeiras demolições foram ordenadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) no final dos anos 30 e arrasaram todo o casario em torno da catedral, para “limpar” a paisagem em seu redor, num movimento patrimonialista típico da época. Também em 1948 começou a demolição de uma significativa parte da zona para abrir uma ligação que permitisse a circulação rápida de automóveis entre os automóveis que chegavam da Ponte Luiz I, então a principal entrada rodoviária da cidade, até à Avenida dos Aliados.

+ notícias: Porto

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.

Rua da Picaria no Porto reaberta ao trânsito após incêndio em habitação

A Rua da Picaria, no centro do Porto, foi reaberta ao trânsito às 14h10, com a desmobilização dos meios de socorro ao incêndio que deflagrou num prédio de habitação, disse à Lusa fonte municipal.