Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar
Porto Canal
Paisagens idílicas, gastronomia ímpar e um bairrismo que abraça cada um que o visita. A capital do Norte não tem só o Douro a seus pés e os seus encantos têm arrebatado galardões em catadupa além-fronteiras. Após ser considerado um dos destinos com melhor sentido de humor, o Porto é agora apontado como uma das melhores cidades para se conhecer… a pé.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com um estudo da publicação “Insider Monkey”, a Invicta surge entre os melhores destinos do mundo para caminhar em 2024.
O website, citado pela revista ‘forbes’, selecionou uma lista das metrópoles mais propícias para caminhadas, lugares imperdíveis para turistas e transeuntes que acreditam que a melhor maneira de conhecer um destino é percorrê-lo a pé, “onde cada passo é uma aventura”, é possível ler-se.
De acordo com a mesma fonte, o Porto, que ocupa o quarto lugar da lista, destaca-se por “combinar ruas estreitas — perfeitas para explorar — e marcos conceituados, como a Ponte Luís I e a Livraria Lello”.
A publicação frisa ainda as “ruas limpas e os parques bem conservados da cidade”, que incentivam a sua exploração a pé, bem como a qualidade do ar da cidade portuense “influenciada pela sua localização costeira”, observa o relatório.
No topo da lista está Florença, em Itália, uma cidade conhecida pela sua história renascentista e arquitetura centenária.
O Velho Continente domina o ranking, ocupando os cinco primeiros lugares: Riga, a capital da Letónia, ocupa a segunda posição, seguida de Hamburgo, na Alemanha. Madrid, no país vizinho, fecha o top 5.
Edimburgo (Escócia), Talín (Estónia), Estocolmo (Suécia), Sydney (Austrália) e Boston (Estados Unidos) complementam o top 10.
Para elaborar este estudo, a “Insider Monkey” recorreu a várias fontes, incluindo as classificações de plataformas como Tourlane e Walkscore, realizando, posteriormente, um mapeamento das distâncias a percorrer entre as principais atrações turísticas da Invicta.
A metodologia teve ainda como base dados analisados da qualidade de ar (do IQAir) e dos níveis de segurança (Numbeo) de cada um dos destinos, que valeram à capital do Norte a quarta posição e mais um galardão internacional.