Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar

Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Paisagens idílicas, gastronomia ímpar e um bairrismo que abraça cada um que o visita. A capital do Norte não tem só o Douro a seus pés e os seus encantos têm arrebatado galardões em catadupa além-fronteiras. Após ser considerado um dos destinos com melhor sentido de humor, o Porto é agora apontado como uma das melhores cidades para se conhecer… a pé.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com um estudo da publicação “Insider Monkey”, a Invicta surge entre os melhores destinos do mundo para caminhar em 2024.

O website, citado pela revista ‘forbes’, selecionou uma lista das metrópoles mais propícias para caminhadas, lugares imperdíveis para turistas e transeuntes que acreditam que a melhor maneira de conhecer um destino é percorrê-lo a pé, “onde cada passo é uma aventura”, é possível ler-se.

De acordo com a mesma fonte, o Porto, que ocupa o quarto lugar da lista, destaca-se por “combinar ruas estreitas — perfeitas para explorar — e marcos conceituados, como a Ponte Luís I e a Livraria Lello”.

A publicação frisa ainda as “ruas limpas e os parques bem conservados da cidade”, que incentivam a sua exploração a pé, bem como a qualidade do ar da cidade portuense “influenciada pela sua localização costeira”, observa o relatório.

No topo da lista está Florença, em Itália, uma cidade conhecida pela sua história renascentista e arquitetura centenária.

O Velho Continente domina o ranking, ocupando os cinco primeiros lugares: Riga, a capital da Letónia, ocupa a segunda posição, seguida de Hamburgo, na Alemanha. Madrid, no país vizinho, fecha o top 5.

Edimburgo (Escócia), Talín (Estónia), Estocolmo (Suécia), Sydney (Austrália) e Boston (Estados Unidos) complementam o top 10.

Para elaborar este estudo, a “Insider Monkey” recorreu a várias fontes, incluindo as classificações de plataformas como Tourlane e Walkscore, realizando, posteriormente, um mapeamento das distâncias a percorrer entre as principais atrações turísticas da Invicta.

A metodologia teve ainda como base dados analisados da qualidade de ar (do IQAir) e dos níveis de segurança (Numbeo) de cada um dos destinos, que valeram à capital do Norte a quarta posição e mais um galardão internacional.

+ notícias: Porto

CDU pede "dignidade" à Metro do Porto para moradores do bairro de Massarelos

A CDU do Porto pediu "dignidade" para os moradores do bairro de Massarelos que foram contactados pela Metro do Porto para saírem temporariamente das suas casas, devido à construção da ponte da Ferreirinha.

Piscina da Constituição no Porto reaberta após encerramento para análises “regulares”

A Piscina da Constituição, no Porto, cujo tanque de 25 metros estava encerrado há vários dias para as “regulares e obrigatórias análises e monitorização da qualidade das águas”, informou esta segunda-feira os seus utilizadores que já se encontra em funcionamento.

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.