Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar

Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Paisagens idílicas, gastronomia ímpar e um bairrismo que abraça cada um que o visita. A capital do Norte não tem só o Douro a seus pés e os seus encantos têm arrebatado galardões em catadupa além-fronteiras. Após ser considerado um dos destinos com melhor sentido de humor, o Porto é agora apontado como uma das melhores cidades para se conhecer… a pé.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com um estudo da publicação “Insider Monkey”, a Invicta surge entre os melhores destinos do mundo para caminhar em 2024.

O website, citado pela revista ‘forbes’, selecionou uma lista das metrópoles mais propícias para caminhadas, lugares imperdíveis para turistas e transeuntes que acreditam que a melhor maneira de conhecer um destino é percorrê-lo a pé, “onde cada passo é uma aventura”, é possível ler-se.

De acordo com a mesma fonte, o Porto, que ocupa o quarto lugar da lista, destaca-se por “combinar ruas estreitas — perfeitas para explorar — e marcos conceituados, como a Ponte Luís I e a Livraria Lello”.

A publicação frisa ainda as “ruas limpas e os parques bem conservados da cidade”, que incentivam a sua exploração a pé, bem como a qualidade do ar da cidade portuense “influenciada pela sua localização costeira”, observa o relatório.

No topo da lista está Florença, em Itália, uma cidade conhecida pela sua história renascentista e arquitetura centenária.

O Velho Continente domina o ranking, ocupando os cinco primeiros lugares: Riga, a capital da Letónia, ocupa a segunda posição, seguida de Hamburgo, na Alemanha. Madrid, no país vizinho, fecha o top 5.

Edimburgo (Escócia), Talín (Estónia), Estocolmo (Suécia), Sydney (Austrália) e Boston (Estados Unidos) complementam o top 10.

Para elaborar este estudo, a “Insider Monkey” recorreu a várias fontes, incluindo as classificações de plataformas como Tourlane e Walkscore, realizando, posteriormente, um mapeamento das distâncias a percorrer entre as principais atrações turísticas da Invicta.

A metodologia teve ainda como base dados analisados da qualidade de ar (do IQAir) e dos níveis de segurança (Numbeo) de cada um dos destinos, que valeram à capital do Norte a quarta posição e mais um galardão internacional.

+ notícias: Porto

“Um verdadeiro rali”. Boavista é palco de corridas ilegais em plena luz do dia

A proximidade ao centro da cidade, a densificada rede de transportes e a diversidade de serviços fazem da Boavista uma das zonas mais cobiçadas do Porto. E é nas ruas adjacentes à Avenida da França que nas últimas semanas têm decorrido corridas de alta velocidade que, de acordo com os relatos dos moradores, são organizadas por pessoas em situação de sem abrigo que pernoitam nas imediações.

Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado

A Comissão Política Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado com o deputado Alberto Machado, que se recandidata à liderança, e Francisco Carvalho, líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Proteção de dados “trava” aquisição de mais 117 câmaras de videovigilância no Porto

A Câmara Municipal do Porto ainda não conseguiu adquirir as 117 novas câmaras de videovigilância para as quais lançou um concurso público há cerca de um ano. Em causa está a falta de um parecer da Comissão Nacional da Proteção de Dados (CNPD), o que tem impedido o Tribunal de Contas de dar ‘luz verde’ ao município.