ETAR do Areinho em Gaia deve fechar até 2027 com amplliação da estação de Febros

ETAR do Areinho em Gaia deve fechar até 2027 com amplliação da estação de Febros
Simdouro
| Norte
Porto Canal / Agências

O projeto de reabilitação e ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Febros prevê um aumento da capacidade de tratamento para 90 mil habitantes, com vista à desativação, até 2027, da estação do Areinho, em Gaia.

Com esta intervenção, a SIMDOURO – empresa responsável pela recolha, tratamento e rejeição final das águas residuais - pretende dotar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Febros “de uma capacidade de tratamento de 90.000 e.p [população equivalente] na 1.ª fase”, detalha, em resposta à Lusa, a concessionária que lançou, em 17 de junho, o concurso público para elaboração do projeto, pelo valor base de 120 mil euros.

Fica ainda acautelada a possibilidade de ampliação para 120.000 e.p. numa 2.ª fase, assinala a SIMDOURO, acrescentando que o projeto prevê a introdução do sistema de tratamento por lamas ativadas em regime de arejamento convencional com digestão anaeróbia.

Localizada em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, a ETAR de Febros entrou em funcionamento em junho de 2003, estando dimensionada “no ano de horizonte do projeto” para uma população de 80.000 habitantes.

De acordo com a concessionária, a estação ainda não atingiu a sua capacidade máxima.

De acordo com o caderno de encargos consultado pela Lusa, a obra tem como objetivo “desativar a ETAR do Areinho e transportar os efluentes para ETAR de Febros”, no âmbito de outro projeto que prevê a construção “de uma estação elevatória dos efluentes urbanos no recinto da atual ETAR do Areinho e na construção de uma conduta entre essa ETAR e a ETAR de Febros”.

Neste momento, o projeto de execução da estação elevatória e da conduta está a ser desenvolvido “para posteriormente ser lançado o concurso público para a escolha da entidade executante”, esclareceu a empresa em resposta à Lusa, apontando a desativação desta infraestrutura para final de 2027.

De acordo com a informação disponibilizada na página oficial da SIMDOURO, a ETAR Areinho entrou em funcionamento em abril de 2000, estando dimensionada para uma população de 31.000 habitantes equivalentes, no ano de horizonte de projeto.

A SIMDOURO - sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - é responsável pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes em alta de sete municípios - Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel (bacia do rio Sousa) e Vila Nova de Gaia, num total de cerca de 519 mil habitantes equivalentes.

+ notícias: Norte

Norte e Galiza querem TGV em 2032. "Não há nenhuma desculpa para qualquer atraso"

Os líderes da Galiza e da região Norte de Portugal assumiram esta terça-feira um compromisso blindado das duas regiões para ter o comboio de alta velocidade em 2032, sem "nenhuma desculpa" para atrasos dos governos centrais.

Obras de 32 milhões de euros na Linha de Leixões para mercadorias suprimem 5 passagens de nível

As obras de 32 milhões de euros para aumentar a capacidade da Linha de Leixões para mercadorias, cujo concurso foi lançado em junho, vão suprimir cinco passagens de nível, de acordo com os documentos do projeto consultados pela Lusa.

PJ detém suspeito de violar menor em Braga e de filmar imagens íntimas da vítima

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de violar uma menor de 16 anos, em Braga, e de registar com o telemóvel imagens íntimas da vítima, anunciou esta quarta-fera aquela força.