Inteligência artificial vai ajudar a identificar estacionamento ilegal em Braga

Inteligência artificial vai ajudar a identificar estacionamento ilegal em Braga
CM Braga
| Norte
Porto Canal

A inteligência artificial será utilizada para identificar o estacionamento ilegal nas paragens de autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).

O novo projeto-piloto apresentado, esta segunda-feira, será implementado pela Câmara de Braga e pela startup Hayden AI e funcionará durante dois meses nas linhas circulares urbanas 40 e 41, duas zonas com grande densidade populacional.

Para a vereadora Olga Pereira, a ferramenta é “importante para evitar constrangimentos que se verificam tanto ao nível da pontualidade dos autocarros, como também na entrada e saída de passageiros com mobilidade condicionada”.

Durante a apresentação, a vereadora sublinhou ainda que o mecanismo será instalado na frota de autocarros “dentro de duas semanas”.

Segundo o administrador dos TUB, Teotónio dos Santos a tecnologia será uma mais-valia para a eficiência da operação. “Os estacionamentos ilegais são um grande obstáculo ao cumprimento dos horários e um fator de redução da velocidade comercial”, salientou.

+ notícias: Norte

Norte e Galiza querem TGV em 2032. "Não há nenhuma desculpa para qualquer atraso"

Os líderes da Galiza e da região Norte de Portugal assumiram esta terça-feira um compromisso blindado das duas regiões para ter o comboio de alta velocidade em 2032, sem "nenhuma desculpa" para atrasos dos governos centrais.

Obras de 32 milhões de euros na Linha de Leixões para mercadorias suprimem 5 passagens de nível

As obras de 32 milhões de euros para aumentar a capacidade da Linha de Leixões para mercadorias, cujo concurso foi lançado em junho, vão suprimir cinco passagens de nível, de acordo com os documentos do projeto consultados pela Lusa.

PJ detém suspeito de violar menor em Braga e de filmar imagens íntimas da vítima

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de violar uma menor de 16 anos, em Braga, e de registar com o telemóvel imagens íntimas da vítima, anunciou esta quarta-fera aquela força.