Marcha do Orgulho levou milhares às ruas do Porto

Marcha do Orgulho levou milhares às ruas do Porto
Lusa
| Porto
Porto Canal/Agências

Milhares de pessoas desfilaram pelas ruas do Porto no regresso da Marcha do Orgulho LGBTI+ à Invicta, na tarde deste sábado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A 19.ª edição da marcha teve início na Praça da República às 15h00 e terminou às 19h00 no Largo Amor de Perdição, local que, em seguida, vai dar palco ao Arraial + Orgulhoso do Porto, disse a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto (COMOP) 2024.

Recorde-se que as exigências monetárias da Polícia de Segurança Pública (PSP) face às "ameaças e vulnerabilidades" puseram em causa a realização do arraial da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto.

Num comunicado enviado à Lusa, a comissão disse que o arraial, que se irá prolongar até às 01h00 de domingo, “é um momento fundamental para a visibilidade de artistas ‘queer’ e de várias associações e coletivos da cidade”.

A marcha decorreu sob o lema “De Cravo na Mão, porque somos liberdade e revolução!”, com a comissão a defender que o “espírito revolucionário é mais necessário do que nunca”, especialmente na celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto é constituída por 22 coletivos e associações da cidade que trabalham de forma voluntária no combate à discriminação da comunidade, sublinhou a organização.

+ notícias: Porto

Obras do metrobus criam novos condicionamentos de trânsito no Porto

A partir desta segunda-feira até ao dia 15 de julho “fica proibida a viragem à esquerda na rua de Guerra Junqueiro para a Avenida da Boavista”, ao passo do acesso da rua de Guerra Junqueiro à rua João de Deus, devido à obra do metrobus, anunciou a Metro do Porto.

Câmara do Porto assina protocolos que vão permitir mais vagas em creches e lares

A Câmara do Porto assinou esta segunda-feira os primeiros protocolos ao abrigo da Linha de Apoio à Realização de Obras, que vão permitir abrir 124 vagas em creches, lares e residências para idosos e portadores de deficiência.

Porto tem 50 mil euros para apoiar obras de melhorias nas casas de pessoas com deficiência

A Câmara do Porto abriu as candidaturas ao programa NiveLar que visa apoiar financeiramente as pessoas com deficiência ou incapacidade permanente residentes na cidade que necessitem melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade das suas casas.