Moreira diz que financiamento europeu é "oportunidade ímpar para atacar" pobreza

Moreira diz que financiamento europeu é "oportunidade ímpar para atacar" pobreza
| Porto
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que o financiamento proveniente de fundos comunitários é "uma oportunidade ímpar de atacar o problema" da pobreza e exclusão social, que, defendeu, não se resolve com assistencialismo ou caridade.

Na sessão de boas-vindas do encontro das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, Rui Moreira destacou o papel dos fundos comunitários para “atacar o problema da pobreza e exclusão” a nível metropolitano.

“Um problema que não se resolve nem com assistencialismo, nem com caridade. Resolve-se, sim, com políticas ativas de inclusão social”, considerou o autarca, no encontro que decorre no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

Para Rui Moreira, são necessárias políticas nas áreas da mobilidade social, formação, capacitação, acesso a habitação, serviços públicos, empreendedorismo, criatividade, promoção de estilos de vida saudáveis, combate à infoexclusão e desenvolvimento de competências digitais.

Considerando a pobreza e exclusão social "fenómenos complexos e multidimensionais", Rui Moreira defendeu que a sua resolução exige uma "abordagem ponderada", desempenhando os municípios "um papel absolutamente central" nessa matéria.

O autarca do Porto disse ainda concordar com o presidente da Câmara de Lisboa "quando este defende um estado social local".

“O fenómeno da pobreza e da exclusão social tem ramificações e consequências que extravasam as fronteiras entre concelhos vizinhos”, referiu, dizendo que cabe aos municípios definir estratégias que conciliem interesses e projetos na área da coesão social.

Rui Moreira defendeu, no entanto, serem necessárias “mais competências e recursos financeiros provenientes do Estado” para que os municípios sejam “efetivos na proteção dos mais vulneráveis”.

Lembrando que as áreas metropolitanas escondem "os maiores fenómenos de exclusão", do abandono escolar à violência doméstica e integração de migrantes, Rui Moreira disse esperar que o encontro sirva para "perceber melhor o retrato do país escondido que nos deve envergonhar e, ao envergonhar, nos deve motivar".

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto reuniram-se hoje para discutir e apresentar o trabalho desenvolvido nos seus 35 municípios para as comunidades desfavorecidas, ao abrigo das respostas sociais do Plano de Recuperação e Resiliência.

+ notícias: Porto

Depois dos Aliados, é na Galiza que o metro vai mexer com o trânsito

Depois da Avenida dos Aliados, chega agora a vez da Praça da Galiza ver a Metro do Porto proceder a alterações no estaleiro de obra e implementar um novo desvio de trânsito. Com estas operações previstas para as próximas semanas, o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, garante que mais de 90% da área atualmente ocupada pela Linha Rosa será aliviada até ao final do ano. 

Marcha do Orgulho levou milhares às ruas do Porto

Milhares de pessoas desfilaram pelas ruas do Porto no regresso da Marcha do Orgulho LGBTI+ à Invicta, na tarde deste sábado.

Rua de Santa Catarina com sabor a... Morangos com Açúcar 

Os portuenses e turistas que circulavam pela Rua de Santa Catarina, no Porto, na tarde deste sábado, foram surpreendidos por um concerto inesperado protagonizado pelos D'ZRT.