Memórias do São João. Uma viagem no tempo pelos bairros históricos do Porto
Porto Canal
Preparada como sempre, a cidade do Porto festeja o São João nesta que é uma tradição secular. Durante a noite a folia sai às ruas para marteladas, alho porro, balões de ar quente, sardinha no pão e concertos.
É nesta noite popular que os bairros da cidade ganham vida. Os arraiais, os jantares comunitários, a música e o fogo de artifício vão desde as históricas Fontaínhas, passando pela Sé e marcando presença um pouco por toda a cidade. Nas zonas mais residenciais, os jardins públicos enchem-se de grelhadores portáteis para preparar a típica sardinha – petisco para foliões e as mais astutas gaivotas.
O espírito do São João está entranhado nas paredes e nas históricas artérias do Porto. Numa viagem aos arquivos da cidade saíram imagens de outras décadas. A Rua da Bainharia com assadores para as sardinhas, o Largo de Pena Ventosa e a Rua da Vitória com decorações, as rusgas na Sé e os sons de acordeão imortalizados no Mercado do Bolhão.
Ver esta publicação no Instagram
Este ano há três palcos espalhados pela cidade: no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), Jardins do Palácio de Cristal e Casa da Música. Os concertos serão acompanhados pelo assobiar dos martelos, música que, desde os anos 70, marca o ritmo da noite.
O fogo de artifício, que promete colorir os céus da cidade, vai lutar pelo protagonismo com os tradicionais balões de ar quente. A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) reitera o aviso: “Balões no céu de S. João, fora de horas é que não!”
A entidade recorda que devido à possibilidade de um balão de ar quente poder atingir “alturas imprevisíveis”, se for sugado pelas turbinas dos motores das aeronaves “pode causar danos que originem um incidente grave ou um acidente, representando um risco para a segurança operacional da navegação aérea”.
Para tal, “o espaço aéreo do Aeroporto Sá Carneiro no Porto, estará temporariamente encerrado das 21h45 do dia 23 de junho à 01h00 do dia 24 de junho de 2024”, aponta aquela autoridade.