FC Porto Vintage andebol sagra-se campeão europeu

FC Porto Vintage andebol sagra-se campeão europeu
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto Vintage sagrou-se campeão europeu de andebol ao conquistar a variante de +35 anos do EHF Masters Handball Championships, competição que decorreu entre quinta-feira e este domingo no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Na grande final deste domingo, frente ao ABC/Manabola, os azuis e brancos triunfaram por 19-18 e arrecadaram o troféu. Depois de terminar o Grupo A na primeira posição, o FC Porto bateu o Courbevoie (França) por 11-8 nas meias-finais.

A equipa azul e branca fez-se representar por atletas como Carlos Resende, Eduardo Filipe, David Tavares, Sérgio Morgado, José Pedro Coelho, Eduardo Ferreira, Jorge Ribeiro, Manuel Arezes, Hugo Mota, Filipe Mota, Nuno Grilo e Álvaro Rodrigues.

Além do triunfo coletivo, há duas distinções individuais relacionadas com o FC Porto na variante de +35 anos: Sérgio Morgado foi eleito o Melhor Guarda-redes e Nuno Grilo o Melhor Jogador desta edição do EHF Masters Handball Championships.

+ notícias: Desporto

FC Porto: 131 anos de um livro de honra de vitórias sem igual

A 28 de setembro de 1893, quando o Diário Ilustrado noticiou a fundação de um clube chamado Foot-Ball Club do Porto, a instituição em causa pouco passava de um grupo de amigos reunidos para jogar futebol. 131 anos depois, o FC Porto é um gigante desportivo mundial, detentor de sete troféus internacionais na modalidade mais popular do planeta.

FC Porto: 131.º aniversário assinalado no Estádio e Dragão Arena

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 131.º aniversário da instituição na manhã deste sábado. O dia começou junto da porta 1 do Estádio do Dragão, onde o líder máximo do clube e quatro associados que fazem anos no mesmo dia do FC Porto - um Roseta de Diamante, um de Ouro, um de Prata e um sócio há menos de 25 anos - hastearam cinco bandeiras azuis e brancas.

André Villas-Boas: “Seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios”

28 de setembro é o dia de aniversário de uma “instituição de cariz social, comunitário, nacional e internacional ao serviço da juventude e do desporto, como bem dizia uma placa no Estádio das Antas”. No momento em que se assinalaram “131 de história e de associativismo” do FC Porto, “o clube mais importante a nível nacional e internacional”, André Villas-Boas falou de um emblema “constituído, construído, solidificado e erguido pelos seus sócios e pelos seus presidentes”, recordando-os um a um antes de nomear exemplos de “coragem, superação, transcendência e exigência”.