André Villas-Boas: “Seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios”

André Villas-Boas: “Seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios”
| Desporto
Porto Canal

28 de setembro é o dia de aniversário de uma “instituição de cariz social, comunitário, nacional e internacional ao serviço da juventude e do desporto, como bem dizia uma placa no Estádio das Antas”. No momento em que se assinalaram “131 de história e de associativismo” do FC Porto, “o clube mais importante a nível nacional e internacional”, André Villas-Boas falou de um emblema “constituído, construído, solidificado e erguido pelos seus sócios e pelos seus presidentes”, recordando-os um a um antes de nomear exemplos de “coragem, superação, transcendência e exigência”.

“Pavão, Rui Filipe, Quintana, João Pinto, Pepe, Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Vítor Baía, Fernando Gomes, Sérgio Conceição, Virgílio, Joana Resende ou José Maria Pedroto, entre tantos outros que souberam interpretar o que é ser Porto, o que é ser portista e mesurar o peso da responsabilidade que é vestir a camisola azul e branca”, declarou o presidente portista no discurso junto à porta 1 do Estádio do Dragão que concluiu reforçando o desejo de “continuar a conquistar títulos pelo mundo fora”.

Ao serviço da juventude e do desporto
“São 131 anos de história e de um associativismo do qual muito nos orgulhamos e não podia deixar passar esta oportunidade de agradecer a algumas pessoas que tanto marcaram a nossa história, sentido bem de perto este fervor pelo nosso clube. Futebol Clube do Porto, instituição de cariz social, comunitário, nacional e internacional ao serviço da juventude e do desporto, como bem dizia uma placa no Estádio das Antas.”

Homenagem aos antecessores
“Fundado a 28 de setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, refundado a 2 de agosto de 1906 por José Monteiro da Costa, constituído, construído, solidificado e erguido pelos seus sócios e pelos seus presidentes, que aqui nomeio: Júlio Garcez de Lencastre, Guilherme do Carmo Pacheco, Joaquim Pereira da Silva, António Borges d'Avellar, António Martins Ribeiro, Henrique Mesquita, António Cardoso Pinto de Faria, Eurico Brites, Sebastião Ferreira Mendes, Domingos d'Almeida Soares, Afonso Themudo, Urgel Horta, Augusto Fernando Sequeira, Eduardo Dumont Villares, António Figueiredo e Melo, Carlos Teixeira da Costa Júnior, Ângelo César Machado, Augusto Pires de Lima, José Sousa Barcelos, Luís Ferreira Alves, Cesário Bonito, Júlio Ribeiro Campos, Miguel Pereira, José Carvalho Moreira de Sousa, Paulo Pombo de Carvalho, José Maria do Nascimento Cordeiro, Afonso Pinto de Magalhães, Américo de Sá e Jorge Nuno Pinto da Costa.”

Bravos e bravas portistas
“Nos seus 131 anos de história, o Futebol Clube do Porto afirmou-se como o clube mais importante a nível nacional e internacional junto de uma massa associativa que o distingue dos outros. Elevam-se, com distinção, os valores da coragem, da superação, da transcendência e da exigência. Travou, o FC Porto, várias lutas para se afirmar no que é hoje. Lutas em que se elevaram homens e mulheres como Pavão, Rui Filipe, Quintana, João Pinto, Pepe, Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Vítor Baía, Fernando Gomes, Sérgio Conceição, Virgílio, Joana Resende ou José Maria Pedroto, entre tantos outros que souberam interpretar o que é ser Porto, o que é ser portista e mesurar o peso da responsabilidade que é vestir a camisola azul e branca.”

Os associados acima de tudo
“Se há algo que atravessa a história e nos marca a todos são precisamente estes valores e saber que a cada dia nos levantamos com o sentido de propósito que nos une a este clube para a eternidade. Somos e seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios e nessa união continuaremos a conquistar títulos pelo mundo fora. Parabéns, querido Futebol Clube do Porto.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sporting ou AFS serão adversários na Taça de Portugal

O sorteio realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o FC Porto vai medir forças com o Sporting ou o AFS nas meias-finais Taça de Portugal, que se disputam a duas mãos - a primeira fora de casa (3 a 5 de março) e a segunda no Estádio do Dragão (21 a 23 de abril).

Rui Barros: “O FC Porto quer sempre estar nas finais e ganhá-las”

A Cidade do Futebol acolheu nesta quinta-feira o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, que ditou que o FC Porto vai defrontar o Sporting ou o AFS numa eliminatória disputada a duas mãos.

André Villas-Boas: “Para o FC Porto é como se os rivais estivessem em igualdade pontual”

O FC Porto está “numa boa posição”, mas vem aí “um jogo muito difícil em Guimarães” e André Villas-Boas lembra que “é tudo muito prematuro” e que “ainda há muito para jogar” até ao final da temporada. À margem da homenagem a Mateus Mide na Câmara Municipal de Gaia e depois de “um jogo extremamente bem jogado, difícil e disputado num ambiente mágico no Dragão”, o presidente portista recusou comentar as palavras de José Mourinho e abordou a hipótese de “ter mais dois clássicos numa altura decisiva” na sequência do sorteio da meia-final da Taça de Portugal: “Teremos de fazer o nosso trabalho contra o Sporting ou o AFS numa altura sobrecarregada do calendário”.