Escritora alvo de ameaças e intimidações durante apresentação de livro no NorteShoopping

Escritora alvo de ameaças e intimidações durante apresentação de livro no NorteShoopping
| Porto
Porto Canal

A escritora de livros infantis Mariana Jones foi alvo de “intimidações verbais” perpetuadas por membros da associação de extrema-direita “Habeas Corpus”, durante a apresentação do seu mais recente livro “O avô Rui, o senhor do café”, que teve lugar manhã deste sábado na FNAC do Norte Shopping, em Matosinhos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Mariana Jones contou que não teve oportunidade de apresentar o livro que retrata a história de vida do Comendador Rui Nabeiro, uma vez que foi interrompida "em tom elevado" pelo antigo juíz Rui Fonseca e Castro, que preside à "Habeas Corpus".

"Perguntou-me porque é que odiava crianças", comenta a escritora.

Depois disso, entre 12 a 15 membros da autodenominada associação de defesa dos direitos humanos “começaram a exaltar-se”, não deixando a autora iniciar a apresentação da sua obra literária, tendo que ser retirada por seguranças daquela instituição comercial.

Devido aos ânimos exaltados, a Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada ao local. 

No evento, estavam presentes cerca de 50 pessoas, incluindo crianças, que ficaram notoriamente “assustadas”, assume a escritora. Num vídeo a que o Porto Canal teve acesso, ouve-se algumas pessoas presentes na sala a manifestarem apoio à autotra, após a interrupção dos elementos da "Habeas Corpus".

Face a este episódio, a apresentação do livro foi cancelada, não existindo, para já, conhecimento de uma nova data para a apresentação do mesmo.

Recorde-se que, no ano passado, durante a apresentação do livro infantil “O Pedro gosta do Afonso", a autora foi alvo de ameaças e intimidação, por parte de Djalme dos Santos, membro da “Habeas Corpus”. Desde essa altura, que está com o estatuto de vítima, após ter apresentado queixa-crime na PSP.

Na sequência do episódio deste sábado, Mariana Jones irá fazer aditamento ao processo que já está na posse do Ministério Público.

+ notícias: Porto

Dois feridos graves em acidente de trabalho no teleférico de Gaia

Duas pessoas sofreram ferimentos graves, na tarde deste domingo, na Avenida Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.

Mayan garante nunca se ter apropriado de fundos da União de Freguesias da Foz do Porto

O presidente demissionário da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, Tiago Mayan, que renunciou ao cargo após assumir ter falsificado assinaturas, garantiu este domingo que nunca se apropriou de quaisquer fundos.

Operação policial fecha três estabelecimentos e detém 32 pessoas na região do Porto

As autoridades de segurança encerraram no sábado três estabelecimentos comerciais no distrito do Porto e detiveram 32 pessoas, no âmbito da campanha “Portugal Sempre Seguro”, foi este domingo anunciado.