Docentes pedem à Junta da Galiza que mantenha oferta no ensino de português

Docentes pedem à Junta da Galiza que mantenha oferta no ensino de português
| Norte
Porto Canal / Agências

A Associação de Docentes de Português na Galiza pediram esta quarta-feira à Conselleria de Educação da Junta da Galiza que mantenha as três vagas existentes de língua portuguesa na Escola Oficial de Idiomas (EOI) de Lugo no próximo ano letivo.

Em comunicado enviado à Lusa, a associação explicou que a EOI de Lugo “dispõe até hoje de uma procura consolidada e de três docentes de português: dois definitivos e um interino”, mas “a direção do centro informou recentemente ao departamento o intuito de suprimir a vaga completa interina”.

“O governo galego manifestou, em diversas ocasiões e contextos, que concorda com a promoção e avanço da oferta de português […]. Recentemente debateu-se no plenário do parlamento galego o cumprimento desta Lei. Neste debate acordou-se reforçar a presença do português nas escolas galegas”, descreve aquela entidade.

A associação pretende, por isso, que a Conselleria de Educação do governo da Galiza diligencie no sentido de que as matriculas para a aprendizagem de português tenham “a mesma oferta e critérios que se utilizam com as outras línguas da escola que contam com números semelhantes”.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter um comentário da Conselleria de Educação da Xunta da Galiza.

+ notícias: Norte

Matosinhos abre concurso para fiscalização da construção do metrobus entre o mercado municipal e o aeroporto

A Câmara de Matosinhos lançou esta quinta-feira o concurso público para a fiscalização da empreitada da linha de BRT, ou metrobus, que vai ligar o aeroporto e o mercado municipal. O preço base do procedimento ascende os 350 mil euros e o objetivo é a fiscalização e coordenação da segurança na obra. Propostas podem ser submetidas até 11 de abril.

Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo PRR

A Câmara Municipal de Matosinhos já tem em construção as 512 habitações financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo entregar as primeiras chaves até ao final do ano, foi esta quinta-feira anunciado.

Vila Real celebra centenário de elevação a cidade com 100 eventos ao longo de 2025

Vila Real assinala em 2025 o centenário de elevação a cidade com um programa com 100 eventos que celebra a história, projeta o futuro e inclui concertos de Sara Correia, Xutos e Pontapés ou Nininho Vaz Maia.