Lançamento de balões de São João só será permitido durante três horas

Lançamento de balões de São João só será permitido durante três horas
| Porto
Porto Canal / Agências

O lançamento dos típicos balões de São João só será permitido entre as 21h45 de domingo e a 01h00 de segunda-feira, afirmou esta quarta-feira a Câmara do Porto, acrescentando que o espaço aéreo estará temporariamente encerrado nesse período.

Em comunicado, a Câmara do Porto afirma que a Autoridade Nacional de Aviação Civil permite o lançamento dos balões nesse período, no qual o espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro se encontra temporariamente encerrado por questões de segurança.

A poucos dias da noite mais longa do ano, as câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia recomendam as pessoas a deixarem “o carro em casa ou nas proximidades das redes de transportes públicos”.

As limitações à circulação começam já durante a noite de sábado com a montagem do fogo de artificio na ponte Luis I, que irá durar 16 minutos fruto de um investimento de 72.900 euros partilhado pelos dois municípios.

No domingo, dia 23 de junho, estão previstos condicionamentos à circulação em vários pontos da cidade.

O trânsito no tabuleiro inferior da ponte Luis I será cortado a partir das 19h00 e assim permanecerá durante a madrugada, retomando apenas quando estiverem concluídas as operações de limpeza e verificadas as condições de segurança.

Entre as 22h30 de domingo e a 01h00 de segunda-feira, a circulação pedonal no tabuleiro inferior será cortada e retomada “caso as condições de segurança estejam garantidas”.

Já no tabuleiro superior, a circulação pedonal estará cortada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda-feira.

Entre as 23h30 de dia 23 e a 01h00 de dia 24 será interrompida a circulação do metro no tabuleiro superior da ponte.

Já a ponte do Infante será encerrada ao transito automóvel a partir das 19h00. Os transportes públicos estão impedidos de circular naquela ponte entre as 22h00 de domingo e as 03h00 de segunda-feira.

A partir das 20h00 de dia 23 e até às 08h00 de dia 24, o transito no centro do Porto estará interdito à circulação automóvel em zonas como a Cordoaria e Boavista (ligação Palácio Cristal e Casa da Música), locais onde serão instalados os palcos.

Também a Avenida Paiva Couceiro, até à rotunda do Freixo, e a marginal até ao cruzamento com a Rua da Restauração serão cortadas ao transito durante o mesmo período.

Em Gaia, o transito será interrompido entre as 19h00 do dia 23 e as 08h00 do dia 24 em várias artérias como a Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo Luís I, Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua da Fervença, Rua General Torres (entre o Largo Luís I, a Via da Misericórdia e a Rua Daniel Serrão).

No comunicado, o município indica que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não irá circular entre as 19h00 de dia 23 e as 06h00 de dia 24 na ponte Luis I.

No caso do Metro do Porto, a estação do Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda-feira. Não haverá circulação entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 01h00 do dia 24.

+ notícias: Porto

Obras do metrobus criam novos condicionamentos de trânsito no Porto

A partir desta segunda-feira até ao dia 15 de julho “fica proibida a viragem à esquerda na rua de Guerra Junqueiro para a Avenida da Boavista”, ao passo do acesso da rua de Guerra Junqueiro à rua João de Deus, devido à obra do metrobus, anunciou a Metro do Porto.

Câmara do Porto assina protocolos que vão permitir mais vagas em creches e lares

A Câmara do Porto assinou esta segunda-feira os primeiros protocolos ao abrigo da Linha de Apoio à Realização de Obras, que vão permitir abrir 124 vagas em creches, lares e residências para idosos e portadores de deficiência.

Porto tem 50 mil euros para apoiar obras de melhorias nas casas de pessoas com deficiência

A Câmara do Porto abriu as candidaturas ao programa NiveLar que visa apoiar financeiramente as pessoas com deficiência ou incapacidade permanente residentes na cidade que necessitem melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade das suas casas.