Universidade de Coimbra desenvolve novos produtos biológicos para a agricultura

Universidade de Coimbra desenvolve novos produtos biológicos para a agricultura
| Norte
Porto Canal / Agências

Uma nova geração de produtos biológicos para proteção e nutrição de culturas agrícolas está a ser desenvolvida na Universidade de Coimbra com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira a instituição.

Realizada “sob perspetivas de bio-economia circular”, a investigação decorre no âmbito da Agenda Mobilizadora TEC4GREEN do PRR, financiada com 49 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões atribuídos à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

“A UC lidera um dos pacotes de trabalho fundamentais, através de uma equipa multidisciplinar de 30 investigadores do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES), do Centre for Functional Ecology e do Centro de Química-Física Molecular”, informou a FCTUC num comunicado enviado à agência Lusa.

O objetivo da Agenda TEC4GREEN é “promover a demonstração de tecnologias de digital farming, para a agricultura de precisão e de descarbonização agronómica, bem como o tratamento, a reutilização e a valorização de correntes de água e de resíduos agrícolas e agroindustriais para a produção de energia verde”.

Desenvolvida por um consórcio liderado pela Ascenza Agro SA, a TEC4GREEN envolve 17 parcerias estratégicas, incluindo nove empresas, quatro entidades não-empresariais do sistema de investigação e desenvolvimento (I&D), três associações empresariais e um laboratório colaborativo.

“Esta agenda pretende preparar os setores agrícola e agroindustrial para os futuros desafios ambientais, tecnológicos e energéticos, minimizando o impacto ambiental, no solo, na água e na atmosfera, e promovendo a sustentabilidade económica destes setores”, explicou Hermínio Sousa, professor do Departamento de Engenharia Química da UC e investigador do CERES, citado na nota.

As atividades a concretizar pela equipa da FCTUC “estão focadas na utilização e na valorização de resíduos e de subprodutos agrícolas e agroindustriais para a produção de biogás e de produtos fitossanitários mais seguros e sustentáveis”.

O objetivo, segundo Hermínio Sousa, é “utilizar técnicas de extração, separação e formulação mais eficientes e amigas do meio ambiente”.

“Os produtos formulados serão testados quanto à sua eficácia, segurança e ecotoxicidade. Além disso, vamos desenvolver e aplicar métodos inovadores no tratamento, reciclagem e reutilização de solventes e das correntes de água envolvidas nos diferentes processos utilizados", adiantou o também coordenador dos trabalhos científicos na FCTUC.

Além do conhecimento e dos potenciais produtos que venham a ser criados, a Agenda TEC4GREEN “permitirá ainda complementar e ajudar a criar na UC uma infraestrutura técnico-científica mais robusta para a realização de atividades de I&D nas áreas da extração, separação e processamento de produtos naturais e de biomassa, da produção de biogás, do tratamento e reciclagem de água e de solventes”.

+ notícias: Norte

“Isto é quase como no Mónaco”. Circuito Internacional faz de Vila Real a capital do automobilismo até domingo

O Circuito Internacional de Vila Real recebe, este fim de semana, a 53ª edição, dedicada aos carros clássicos, num ano de recorde de inscritos e em que colaboram cerca de 300 voluntários.

Três feridos em colisão rodoviária que condicionou circulação em Arouca

Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros, na EN327, na zona de Escariz, Arouca, provocou três feridos, na noite deste sábado.

São João da Pesqueira inaugura novo parque este domingo

O concelho de São João da Pesqueira passará a dispor, a partir de domingo, de um novo espaço de lazer, o Parque da Ferradosa, que representou um investimento de cerca de um milhão de euros.