Chancas mais pesadas do mundo são de Oliveira de Azeméis

Chancas mais pesadas do mundo são de Oliveira de Azeméis
Foto: Azeméis.net
| Norte
Porto Canal

O município de Oliveira de Azeméis inaugurou, na passada sexta-feira, uma escultura do artista Paulo Neves, no âmbito das comemorações dos 40 anos de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade. A peça, que tem o formato de um par de chancas, consideradas as “mais pesadas do mundo” tem como objetivo homenagear a história da indústria do calçado no concelho.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em declarações ao Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, autarca oliveirense frisou que esta é “uma justíssima homenagem aos empresários deste setor que são resilientes, são combativos, que conhecem o seu negócio, e conseguem competir com as suas empresas num setor de atividade que é muito difícil e complexo”.

A peça, localizada na rotunda do Samil, chama-se “Par de chancas” e consiste, justamente, em duas chancas, de grandes proporções. Cada uma apresenta quatro metros de comprimento, por dois metros e vinte de altura, por um metro de largura. Foram feitas com 25 toneladas de mármore do Alentejo pelas mãos do escultor cucujanense Paulo Neves.

“Para mim foi fantástico. Sou de Cucujães e o facto de me terem convidado para fazer um monumento ao calçado, que é uma indústria que desde pequeno assisti a pessoas e conheci sempre pessoas que trabalhavam no setor do calçado”, sublinhou o artista ao Correio de Azeméis.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela da Metro do Porto inaugurada esta sexta-feira

A extensão da linha amarela da Metro do Porto será inaugurada esta sexta-feira às 10h00, numa cerimónia que deverá contar com a presença do Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz e da Ministra do Ambiente, Graça Carvalho. A informação foi avançada ao Porto Canal por fonte da empresa.

Detido em Espanha homem suspeito de tentar matar comerciante em Vila do Conde

Um homem de 38 anos suspeito de integrar um grupo criminoso violento que, em 2021 e 2022, tentou matar e extorquir um comerciante em Vila do Conde, foi detido em Madrid, Espanha, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Aprovado concurso para novo mercado no sítio do Prédio Coutinho em Viana

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a abertura de um concurso público internacional para a construção do novo mercado municipal no local onde existia o prédio Coutinho, pelo preço base de 12,6 milhões de euros.