Época Balnear arranca hoje no Norte

Época Balnear arranca hoje no Norte
| Norte
Porto Canal

A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano, a nível nacional, a época balnear começou em maio e vai prolongar-se até outubro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A época balnear de cada ano é definida em portaria publicada em Diário da República, que identifica as águas balneares e a respetiva época, considerando-se até à publicação que a nível nacional a época balnear decorre entre 01 de maio e 30 de outubro. Entre essas datas, as câmaras municipais determinam quando se inicia e termina a época balnear no seu território, optando algumas por começar mais cedo e terminar mais tarde.

O número de praias de banhos pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas na portaria, passe a estar assegurada assistência a banhistas durante a época balnear.

No Grande Porto, as hipóteses para mergulho são imensas: praia de Matosinhos, Castelo do Queijo, Foz, Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro, Pastoras, Molhe, Gondarém, Homem do Leme, Aquário e piscina das marés de Leça da Palmeira.

Nas águas interiores, a época balnear iniciou em junho e vai terminar em julho.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará durante toda a época balnear análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos.

A Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 27 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 25 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, com o envolvimento da Polícia Marítima.

A aplicação “Info Praia” está este ano novamente ativa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as águas balneares.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em moradia em Gaia após curto circuito causado por equipamento ligado há várias horas

Um incêndio deflagrou, na noite desta sexta-feira, numa moradia na Rua das Matas, em Santa Marinha, Gaia, devido a um curto circuito. As chamas começaram numa zona de arrumações, onde funcionaria uma lavandaria e onde estavam equipamentos ligados que sobreaqueceram. Não houve feridos a registar, mas dois elementos da corporação de bombeiros foram socorridos no local por exaustão.

Vai ao São João de Braga? Eis os condicionamentos de trânsito e estacionamento

O São João de Braga está aí à porta e por isso aguardam-se condicionamentos na circulação rodoviária e estacionamento durante a noite mais longa do ano.

Bragança e Viseu em perigo muito elevado de incêndio

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para perigo muito elevado de incêndio na região Norte e Centro, nomeadamente em concelhos dos distritos de Bragança e Viseu.