Já está concluída a cobertura da futura estação de metro da Galiza
Porto Canal
É mais um passo dado pela Metro do Porto rumo à inauguração da nova Linha Rosa. As vigas da laje de cobertura da estação que vai nascer na Praça da Galiza já foram todas colocadas. No total são 15, cada uma a pesar 200 toneladas.
Ver esta publicação no Instagram
Os trabalhos, que haviam começado na segunda-feira, ficaram concluídos na madrugada desta quarta-feira, confirmando o prazo de dois dias que o engenheiro responsável pela obra tinha indicado ao Porto Canal no início desta semana.
As vigas foram levantadas uma a uma por duas gruas com 500 toneladas cada, tornando assim possível a sua montagem numa espécie de elaborado “puzzle”.
Estando terminada esta fase do projeto, a próxima etapa na estação Galiza será a realização de um ensoleiramento geral, seguido do aterro da zona e da restituição da área envolvente, para que daqui a um mês e meio ou dois meses o trânsito já possa estar a circular em parte da estação. Tal deverá permitir o alívio do trânsito intenso que se verifica naquela zona.
Em termos práticos, o desvio de trânsito na Rua Júlio Dinis vai ser alargado para cima da nova laje de cobertura. Esta alteração permitirá a construção dos acessos a nascente da estação, que só podem avançar com este “faseamento de desvio de trânsito”, declarou Pedro Lé Costa.
O engenheiro estima que esta fase esteja concluída até ao final do ano, lembrando o acordo que a Metro do Porto tem com a Câmara para assegurar sempre a circulação do trânsito, bem como o acesso permanente das ambulâncias ao Hospital Santo António.
No início de maio foi concluída a escavação do primeiro túnel da Linha Rosa, entre a Praça da Liberdade e o Hospital Santo António.
Na zona envolvente da estação da Galiza continuam a ser escavados os dois túneis que vão ligar ao restante traçado. No sentido Galiza-Hospital Santo António, estão por concluir 40 metros. “Prevemos, se a geologia não nos atraiçoar, até ao final deste mês concluir a escavação”, revelou Pedro Lé Costa.
Já o túnel que vai fazer a ligação daquela estação à Casa da Música deverá estar pronto no final do ano, acrescentou o engenheiro.