Passado do Embaixador ainda vive no novo Burger King dos Aliados

Passado do Embaixador ainda vive no novo Burger King dos Aliados
| Porto
João Nogueira

A histórica Rua de Sampaio Bruno, na Baixa do Porto, é agora o novo lar de um restaurante Burger King. O espaço nasce no antigo Café Embaixador, depois do encerramento em 2022. Mas quem entra naquela superfície da cadeia de fast food ainda pode sentir o passado do emblemático café que funcionou ali por 65 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Desde o início, foi claro para a equipa da marca americana que seria essencial preservar a identidade histórica do antigo Café Embaixador, garantiu Diamantino Carvalho, responsável pela zona Norte da Burger King: "Preservamos desde a fachada até aos painéis interiores", explicou.

Os painéis de azulejos de Martins da Costa permanecem intactos e contribuem para uma nostalgia e memória do espaço histórico que ali funcionou durante décadas.

"Sabemos que o Café Embaixador era um ícone para os portuenses, um local de tertúlia, e por isso era importante que respeitássemos essa memória", sublinhou o responsável em declarações ao Porto Canal.

O espaço abriu portas na manhã desta segunda-feira e o projeto de transformação do espaço contou com a aprovação da Câmara do Porto e da Direção-Geral do Património Cultural, que exigiram a manutenção de vários elementos originais do edifício, desde logo os azulejos.

Mas também a fachada do edifício, as colunas, a caixilharia e outros detalhes arquitetónicos foram cuidadosamente preservados, permitindo que os portuenses reconheçam facilmente o ambiente do antigo café.

A marca ainda manteve o logótipo do Café Embaixador, como uma forma de honrar o legado do local. Contudo, o letreiro não voltará a ser iluminado, explicou Diamantino Carvalho, uma vez que há um risco de estrago.

Este cuidado com o património não se ficou apenas pela estética. "O chão, os pisos, são exatamente como eram quando o Café Embaixador abriu", afirmou Diamantino. No entanto, no piso superior, algumas alterações foram feitas, mas sempre com o intuito de preservar a essência do lugar.

60 novos postos de trabalho

Com a abertura do novo Burger King, a 30 metros da cadeia concorrente Mc Donald's, foram criados cerca de 60 novos postos de trabalho.

"Era uma abertura muito esperada, um local emblemático na Baixa do Porto", afirmou Diamantino Carvalho. A marca já conta com 43 restaurantes na região, mas este espaço tinha um valor simbólico que não podia ser ignorado.

A obra começou há cerca de um ano, e levou cerca de seis meses para ser concluída, devido à complexidade dos requisitos de preservação.

O restaurante vai funcionar entre as 10 horas e as 2 horas, diariamente, havendo a possibilidade de uma adaptação.

Embaixador fechou em 2022

Recorde-se que o Café Embaixador encerrou a 9 de dezembro de 2022, após “anos de resistência de uma pressão económica”. O café fazia 65 anos de atividade no mês em que encerrou atividade e era bastante utilizado por reformados e retornados das antigas colónias.

Mas desde 2019 que decorreram no tribunal diversas ações de despejo por parte do senhorio, que acabaria por vencer. Com o negócio a abrir insolvência, 16 trabalhadores ficaram sem emprego e sem o pagamento da indemnização correspondente.

Ao Porto Canal, o gerente referiu que a insolvência foi aceite e os funcionários receberam as compensações através do Fundo de Compensação do Trabalho e tudo o que pertencia à empresa foi para a insolvência. “O recheio do interior, tudo o que tínhamos, ficou para a insolvência e creio que foi leiloado”, declarou Lino Perestrelo.

Em 2018, recorda o antigo arrendatário, o negócio obteve o selo Porto de Tradição. Embora reconheça a distinção, o arrendatário admite que de nada lhes serviu. “Não tem proteção nenhuma, porque os estabelecimentos que estão a fechar, muitos deles têm essa placa, o estatuto de loja histórica que não lhes serve absolutamente nada”.

+ notícias: Porto

Porto avança com ciclovia entre Asprela e Campanhã após projeto intermunicipal falhar

Após o projeto de ciclovia intermunicipal entre Porto e Gondomar cair por terra, o município do Porto pretende avançar com a sua parte do traçado. A via ciclável, que inicialmente ligaria o Pólo da Asprela a Baguim do Monte, deverá ser adaptada para ligar o Pólo da Asprela a Campanhã, ao longo da Rua de Currais. O projeto já foi encomendado pela GO Porto.

Moradores da Boavista voltam a queixar-se de espaço público estar a "servir de acampamento"

Moradores da zona da Boavista, no Porto, manifestaram esta sexta-feira indignação por a envolvente do prédio onde vivem continuar a "servir de acampamento e abrigo" a uma comunidade, apelando por ajuda para resolver a situação.

Mais de 95 mil portuenses expostos ao ruído. Câmara vai discutir Plano de Ação

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira submeter a consulta pública o Plano de Ação de Ruído que, até 2029, pretende investir 1,7 milhões de euros na implementação de medidas para minimizar a sobre-exposição dos cidadãos.