Peça a peça, três mil toneladas de vigas vão cobrir estação de metro da Galiza

Peça a peça, três mil toneladas de vigas vão cobrir estação de metro da Galiza
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

As obras avançam a bom ritmo no interior do estaleiro da futura estação de metro da Galiza, que vai nascer no âmbito da nova Linha Rosa da Metro do Porto. E esta semana foi dado mais um importante passo numa obra cuja conclusão está prevista para abril de 2025: a colocação das vigas da laje de cobertura da estação na Praça da Galiza. Os trabalhos de grande envergadura não deverão estender-se por mais de 48 horas, tudo para que daqui a um mês e meio se dê início a uma nova fase da empreitada.

Ainda não tinha amanhecido no Porto e já as vigas de grandes dimensões eram cuidadosamente transportadas pelas ruas da Invicta. Cada uma tem 200 toneladas e serão instaladas um total de 15.

 
 
 
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Já dentro da área de obra, as vigas são levantadas uma a uma por duas gruas com 500 toneladas cada, tornando assim possível a sua montagem numa espécie de elaborado “puzzle”. A operação é intensa e obriga a que os operadores das duas gruas, cada uma responsável por uma das extremidades da viga, articulem de forma meticulosa e comuniquem entre si de forma a que nada falhe.

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Vigas são encaixadas uma a uma, como se fossem parte de um 'puzzle'. Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal

Os trabalhos arrancaram esta segunda-feira e inicialmente a Metro do Porto estimava que poderia demorar três dias para concluir esta parte da obra. Mas no local o cenário mudou de figura e a empresa teve boas notícias que permitirão o agilizar de toda a operação. “Está a ser mais ágil do que era esperado e o que vamos fazer é antecipar e o prazo vai ser encurtado para dois dias, sendo que esta madrugada podemos concluir a instalação das últimas cinco vigas”, afirmou ao Porto Canal o engenheiro responsável pelo traçado da Linha Rosa da Metro do Porto, Pedro Lé Costa.

Estando terminada esta fase do projeto, a próxima etapa na estação Galiza será a realização de um ensoleiramento geral, seguido do aterro da zona e da restituição da área envolvente, para que daqui a um mês e meio ou dois meses o trânsito já possa estar a circular em parte da estação. Tal deverá permitir o alívio do trânsito intenso que se verifica naquela zona.

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A cobertura da futura estação de metro da Galiza. Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal

Em termos práticos, o desvio de trânsito na Rua Júlio Dinis vai ser alargado para cima da nova laje de cobertura. Esta alteração permitirá a construção dos acessos a nascente da estação, que só podem avançar com este “faseamento de desvio de trânsito”, declarou Pedro Lé Costa.

O engenheiro estima que esta fase esteja concluída até ao final do ano, lembrando o acordo que a Metro do Porto tem com a Câmara para assegurar sempre a circulação do trânsito, bem como o acesso permanente das ambulâncias ao Hospital Santo António.

No início de maio foi concluída a escavação do primeiro túnel da Linha Rosa, entre a Praça da Liberdade e o Hospital Santo António.

Na zona envolvente da estação da Galiza continuam a ser escavados os dois túneis que vão ligar ao restante traçado. No sentido Galiza-Hospital Santo António, estão por concluir 40 metros. “Prevemos, se a geologia não nos atraiçoar, até ao final deste mês concluir a escavação”, revelou Pedro Lé Costa.

Já o túnel que vai fazer a ligação daquela estação à Casa da Música deverá estar pronto no final do ano, acrescentou o engenheiro.

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Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal

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