Marco de Canaveses recupera escolas desativadas para criar casas a preços acessíveis

Marco de Canaveses recupera escolas desativadas para criar casas a preços acessíveis
Foto: CM Marco de Canaveses
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Marco de Canaveses vai disponibilizar 39 casas a preços acessíveis, a partir da recuperação de edifícios escolares desativados e de uma antiga sede de junta, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo fonte autárquica, alguns dos trabalhos já foram realizados e outros avançarão em breve, como nos antigos jardins de infância da Légua e do Outeiro, para os quais foi hoje lançado concurso público, num investimento conjunto estimado de meio milhão de euros.

As casas, de várias tipologias, destinar-se-ão a famílias com rendimentos reduzidos, como se prevê num regulamento aprovado pela autarquia do distrito do Porto.

No âmbito desta estratégia, ao todo, são intervencionados 10 antigos edifícios escolares, em várias localidades, e a antiga sede da extinta Junta de Freguesia do Torrão.

“É objetivo garantir o acesso a habitação condigna a um preço adequado à situação económica do agregado”, assinala a presidente do município, Cristina Vieira.

A Estratégia Local de Habitação de Marco de Canaveses aponta para um investimento global de 16 milhões de euros, até ao final de 2026, com fundos do PRR.

Além da recuperação dos edifícios escolares, está também prevista a construção de raiz de dois blocos habitacionais, na sede do concelho, com cerca de uma centena de apartamentos, a disponibilizar no regime de renda apoiada.

Está ainda contemplada a recuperação de 78 casas no atual Bairro do Morteirado.

+ notícias: Norte

Dois bombeiros de Mirandela agredidos enquanto prestavam socorro

Dois bombeiros de Mirandela foram agredidos, na madrugada desta quinta-feira, por um grupo de pessoas, depois de terem chegado ao local para onde foram acionados para socorrer um doente oncológico, adiantou à Lusa o seu comandante.

Ex-presidente da Câmara de Gaia julgado por assistir a jogos com dinheiro da autarquia

O ex-presidente da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues começa a ser julgado a 23 de março por, alegadamente, ter comprado bilhetes para assistir a jogos da Liga dos Campeões com dinheiro da autarquia, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.

Tribunal de Mirandela diz que Movhera tem de pagar IMI da barragem de Foz Tua

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela deu razão ao município de Carrazeda de Ansiães e a Movhera terá de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da barragem de Foz Tua, segundo decisão judicial consultada, esta quinta-feira, pela Lusa.