Megaoperação “deslizou” viaduto de 400 toneladas sobre a A28 em Matosinhos
Porto Canal
O viaduto sobre a A28 em Matosinhos já está colocado, numa operação que aconteceu ao longo desta madrugada e que obrigou ao corte da autoestrada.
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O viaduto, com um custo de cinco milhões de euros, foi aumentando de valor devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares, apontava a presidente da Câmara de Matosinhos em fevereiro deste ano.
No local do lançamento, nesta madrugada, Luísa Salgueiro afirmava ao Porto Canal que “este deveria ter sido um investimento das Infraestruturas de Portugal, devia ter sido um investimento que vá para além das responsabilidades da Câmara de Matosinhos, mas a Câmara de Matosinhos felizmente tem uma boa situação financeira”.
A colocação do viaduto é uma solução “mitigadora”, refere a edil, de um conjunto de intervenções que o município tem planeado para aliviar o trânsito na rotunda AEP.
A empreitada engloba a realização de um novo arruamento com cerca de 500 metros, uma passagem superior sobre a A28, com cerca de 400 toneladas, com cerca de 42 metros de vão e a demolição/reposição da bancada do topo norte do Estádio do Mar.
O novo arruamento inicia-se junto à EB Estádio do Mar, serve a entrada do topo norte do Estádio do Mar e o Pavilhão dos Desportos, com a consequente reformulação da zona de parqueamento, e termina numa nova rotunda na ligação com a Rua da Barranha.
O primeiro concurso público para a construção do viaduto sobre a A28, aprovado em 2015, quando Guilherme Pinto liderava a autarquia, tinha um preço base de construção de aproximadamente 1,5 milhões de euros. Volvidos quase dez anos esse valor já foi ultrapassado em várias vezes.
A nova via será para “automóveis e peões. Vai ser com um separador central, tem duas faixas de rodagem, uma para cada sentido e tem passeios laterais para peões com 2,25 metros de largura cada um”, explicava o chefe de divisão António Gonçalves ao Porto Canal em fevereiro.
Em abril, em entrevista ao Porto Canal, a diretora de obra, Inês Cerqueira, descreveu que a construção deste viaduto segue uma técnica semelhante à utilizada no viaduto das Andresas, no Porto, que atravessa a Via de Cintura Interna (VCI).
Este projeto, construído para o Euro 2004, foi pioneiro na época e visava reduzir o tempo de execução e minimizar o impacto no funcionamento normal da VCI.