Mais de 200 obras de Salvador Dalí em exposição no WOW de Gaia

Mais de 200 obras de Salvador Dalí em exposição no WOW de Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

Mais de 200 pinturas, gravuras, esboços, trabalhos publicitários e fotografias do artista espanhol Salvador Dalí vão ser exibidos na exposição “Universo Dalí” que vai ser inaugurada dia 17 de junho em Vila Nova de Gaia, anunciou a organização.

Fonte oficial do World of Wine (WOW) avançou à Lusa que a exposição temporária “Universo Dalí” vai estar patente no Museu Atkinson, inserido no WOW, e vai revelar obras de arte e trabalhos publicitários e comerciais que o surrealista realizou ao longo da vida.

A mostra vai também apresentar uma seleção de fotografias tiradas entre 1955 e 1985 pelo fotógrafo francês Robert Descharnes, amigo de Dalí. As imagens revelam alguns momentos captados da vida pessoal do artista, designadamente no seu ambiente familiar e íntimo.

A exposição vai dividir-se por 10 salas, com títulos como “Os Caprichos de Goya Metamorfoseados versus Intervenção Dalí” ou “Pinturas de Dalí”.

A mostra vai exibir dezenas de capas de revista, capas de livros, frascos de perfume e utensílios com a assinatura de Dalí, quando se dedicou a realizar trabalhos publicitários e comerciais.

Salvador Dalí nasceu em 1904, em Figueres, no nordeste da Espanha, e tornou-se num dos principais nomes do movimento surrealista, tendo contactado com Luis Buñuel, Max Ernst e Picasso, entre muitas outras figuras da arte do século XX.

A exposição “Universo Dalí” conta com a colaboração de Nicolas Descharnes, a curadoria de Tiago Feijó e a articulação de Andreia Esteves, responsável pelo Museu Atkinson e pelas parcerias internacionais do WOW.

Os bilhetes já estão à venda ‘online’ e os ingressos custam 7,5 euros (para crianças) e 15 euros (adulto).

A mostra estará disponível no Museu Atkinson até 31 de outubro e as visitas podem ser feitas diariamente das 10h00 às 19h00.

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.