Terminal Ferroviário de Leixões quer duplicar capacidade com investimento de 5 milhões

Terminal Ferroviário de Leixões quer duplicar capacidade com investimento de 5 milhões
Porto Canal
| Norte
Porto Canal

O Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML) está a ser alvo de uma intervenção de modernização para “aumentar a capacidade de movimentação de contentores e promover a sustentabilidade ambiental”, anuncia a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL), em comunicado enviado às redações.

A ADPL refere que a primeira fase tem um investimento “superior a 400 mil euros”, numa intervenção que “abrange uma área de cerca de 2.000 m²”, numa segunda fase o objetivo passa por duplicar a capacidade num investimento que irá ascender aos cinco milhões de euros.

Nesta primeira fase as obras passam pela “pavimentação de novas áreas para parqueamento”, com o objetivo de aumentar a “capacidade de movimentação de contentores em cerca de 15 mil TEUs [contentor], atingindo aproximadamente 95 mil TEUs/ano”.

Além disso, a APDL pretende melhorar a “rede de drenagem de águas pluviais e a implementação de nova infraestrutura de telecomunicações e iluminação”, para garantir “maior segurança e eficiência operacional”.

Numa segunda fase o investimento será “superior a 5 milhões de euros”, para “duplicar a capacidade atual do terminal para cerca de 156 mil TEUs, reordenar o espaço do terminal, melhorar o pavimento e corrigir o traçado das vias-férreas para permitir a receção de comboios de até 750 metros de comprimento”.

Além disso será criada “uma rotunda junto ao TFML permitirá segregar o acesso rodoviário dos cerca de 400 camiões diários do tráfego urbano, melhorando a fluidez e segurança do trânsito”, pode ler-se no comunicado.

+ notícias: Norte

Câmara de Aveiro volta a exigir fim do aterro sanitário no concelho

A Câmara de Aveiro voltou esta segunda-feira a exigir o fim do aterro sanitário instalado no concelho, lamentando o atraso na definição de uma nova solução técnica de tratamento de resíduos e noutro local da região Centro.

Custo estimado do metrobus Guimarães-Braga passou para mais de 300 milhões de euros

O custo estimado do metrobus entre Guimarães e a futura estação de alta velocidade de Braga passou dos 79 milhões de euros estimados inicialmente para 300 milhões, demorando cerca do dobro do tempo do automóvel, segundo informação disponibilizada publicamente.

PS alerta para "risco de colapso" de parque de estacionamento em Braga

O vereador do PS na Câmara de Braga Artur Feio afirmou esta segunda-feira que o parque de estacionamento da Cangosta da Palha, naquela cidade, tem “problemas estruturais graves”, sublinhando mesmo que há "risco de colapso”.