Escolas do Norte recebem bazuca de 130 milhões para reabilitação

Escolas do Norte recebem bazuca de 130 milhões para reabilitação
Esposende Educa
| Norte
Porto Canal

Através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 22 escolas do Norte do país vão ser reabilitadas e algumas delas ampliadas, num investimento que ascende aos 130 milhões de euros.

As escolas dos 2º e 3º ciclos, bem como do ensino secundário, pertencem a 16 municípios, escreve o Jornal de Notícias, na edição desta sexta-feira. Paços de Ferreira é o município que mais escolas vai ter intervencionadas, com quatro candidaturas aprovadas, que contemplam uma comparticipação superior a 16 milhões de euros, perfazendo 97% do custo total de 16,7 milhões de euros.

As obras de requalificação destas quatro escolas têm início agendado para outubro e devem terminar no primeiro semestre de 2026.

Barcelos vai ter um dos maiores investimentos para a intervenção em duas escolas. No total serão usados 22,7 milhões de euros para a reabilitação da Escola Secundária de Barcelinhos e renovação, que inclui ampliação, da Escola Básica e Secundária do Vale d’Este.

Em Esposende, a Secundária Henrique Medina terá um investimento de 23 milhões de euros para a criação de um centro tecnológico de informática, bem como para a execução da segunda fase de requalificação (com a ampliação das salas de aula e reabilitação do gimnodesportivo e espaços exteriores, entre outros).

Com candidaturas aprovadas estão também concelhos como Maia, Viana do Castelo, Santo Tirso, Trofa, Vila do conde, Famalicão, Penafiel, Chaves, Foz Côa, Mogadouro, Penedono, Sabrosa e Monção.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.