Câmara investe 3,8 milhões de euros em 22 viagens Andante grátis para utilizadores do cartão Porto.
Porto Canal/Agências
A Câmara do Porto vai investir 3,8 milhões de euros na oferta de 22 viagens Andante aos utilizadores do cartão Porto., que passará também a servir como bilhete, segundo uma proposta que será votada na segunda-feira.
De acordo com um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara da próxima segunda-feira, a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso, será votado pelo executivo municipal um protocolo entre o agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere o sistema Andante, e a Câmara do Porto.
A oferta de 22 viagens Andante Z2 aos utilizadores do cartão municipal Porto. terá um custo de 28 euros por pessoa, valores que no total correspondem a 3,8 milhões de euros a desembolsar por parte da autarquia, dos quais 1,7 milhões de euros dizem respeito a 2024 e 2,1 milhões de euros em 2025.
Como o anterior Governo assegurou a gratuitidade dos passes de transportes públicos para estudantes até aos 23 anos, isso tornou "redundante o programa do município do Porto que disponibiliza transporte gratuitos para jovens entre os 13 e os 18 anos", segundo a proposta que vai a votação.
O programa municipal anterior custou 2,4 milhões de euros à autarquia no ano letivo 2021/22 (2,39 milhões de validações) e 3,28 milhões de euros em 2022/23 (2,6 milhões de validações).
"Conceder 22 viagens simples para duas zonas a todos os titulares do cartão Porto. não só estimula, mas também promove ativamente o uso do transporte público", refere a proposta assinada pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, em que reafirma querer "manter uma política de mobilidade sustentável e alcançar a neutralidade carbónica até 2030".
Além da oferta de 22 viagens aos portadores do cartão municipal, "todos os titulares do cartão Porto. podem carregar outros títulos Andante no cartão Porto., designadamente passes ou viagens ocasionais, a suas expensas e de acordo com o tarifário Andante em vigor a cada momento".
Assim, na prática, o cartão municipal Porto. passará também a servir como um cartão Andante.
As 22 viagens oferecidas são válidas "a partir do primeiro dia útil após a adesão do titular do Cartão Porto. e até ao final do ano civil respetivo", sendo o seu carregamento anual, no início do ano civil, segundo o protocolo.
O protocolo é válido até final de 2025 e pode ser renovado por um ano.
