Nasce em Gaia novo empreendimento com apartamentos de 1,7 milhões de euros
Porto Canal
O empreendimento Gaia Hills começará a ser construído no último trimestre do ano, avança o jornal da especialidade “Construir”. O novo empreendimento começará a ser comercializado já em maio.
O Gaia Hills terá 251 apartamentos de T1 a T5 distribuídos por oito edifícios. O preço médio de venda será de 4.800 euros/m2, aponta o jornal. Os preços deverão arrancar nos 250 mil euros e as unidades mais caras podem ascendar aos 1,7 milhões de euros.
A construção passará, numa primeira fase, pela área residencial de 16.200 m2, uma área comercial com 640 m2 e 9.100m2 de área de estacionamento subterrâneo, áreas técnicas e arrecadações. 1.600 m2 do total serão de estacionamento público. Esta primeira fase deverá arrancar no quartro trimestre deste ano e deverá estar concluído no final de 2026.
Numa segunda fase, que deverá arrancar em 2027, o Gaia Hills irá crescer 15.000 m2 de área residencial e 6-600 m2 subterrâneos para estacionamento, áreas técnicas e arrecadações. A construção deverá terminar em 2029.
A construção deste empreendimento terá também uma praça central que se chamará Ágora. As áreas verdes, a Sul do Gaia Hills, vão ser convertidas num parque natural que será cedido à autarquia para usufruto público, refere o jornal.
Novo terminal no Cais do Cavaco
O terminal fluvial do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza, que terá dois pisos e será revestido a tijolo burro.
O projeto foi apresentado a 11 de novembro de 2022.
Além dos navios-hotel, a infraestrurura fluvial também contempla "a instalação de um pequeno núcleo de recreio náutico com capacidade para cerca de cinco dezenas de embarcações de recreio".
Atualmente, na zona do Cais do Cavaco existe uma antiga ponte-cais, em estrutura metálica, desativada há vários anos.