Mogadouro quer transformar 11 antigas escolas em alojamentos turísticos

Mogadouro quer transformar 11 antigas escolas em alojamentos turísticos
CM Mogadouro
| Norte
Porto Canal / Agências

O município de Mogadouro vai dar novo uso a 11 antigas escolas primárias do concelho e transformá-las em alojamentos turísticos, sendo que as primeiras quatro já têm financiamento de 800 mil euros, disse esta terça-feira o presidente da câmara.

“O nosso objetivo passa por recuperar todos os edifícios das antigas escolas primárias do concelho que estão desativadas e transformá-las em alojamentos turísticos do tipo T2. O concurso para a recuperação das primeiras quatro já foi lançado e tem uma dotação de 800 mil euros, estando o projeto em fase avançada de adjudicação”, avançou à Lusa António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata do distrito de Bragança, o financiamento para esta primeira fase de recuperação de 11 das cerca de 50 escolas é proveniente do programa Portugal 2030, destinado à recuperação de edifícios.

“À medida que houver financiamentos disponíveis ou dinheiro próprio avançaremos ainda nesta para fase para a conclusão das restantes oitos escolas, já que os projetos estão concluídos”, vincou.

Segundo António Pimentel, a ideia passa por recuperar os cerca de 50 edifícios das antigas escolas, construídas durante o Estado Novo, e dar-lhes dignidade e uma nova utilidade às que estão abandonadas ou entregues a coletividades em várias aldeias do concelho.

O autarca acrescentou que cada escola comporta alojamentos de tipologia T2, o que vem trazer ao concelho um maior número de quartos para fins turísticos.

“Traduzindo: se forem recuperadas agora 11 escolas, o concelho fica com 22 apartamentos T2, com mais de 40 quartos disponíveis”, contabilizou.

Depois de concluída esta fase de intervenção, o município de Mogadouro pretende entregar à iniciativa privada a gestão destes novos equipamentos turísticos.

O concelho de Mogadouro dispõe de três antigas escolas já transformadas em alojamentos turísticos em Peredo de Bemposta, Urrós e Valverde.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.