Ativistas e estudantes manifestam contra a mina de lítio no Barroso

Ativistas e estudantes manifestam contra a mina de lítio no Barroso
| Norte
Porto Canal

Cerca de 20 estudantes e ativistas protestaram, esta segunda- feira contra a criação de mina de lítio no Barroso. De acordo com o Jornal de Notícias, a manifestação decorreu junto à Feira Internacional de Lisboa(FIL).

Os manifestantes integravam grupos como Minas Não, Disgraça, Pt Revolution, União Libertária. O protesto decorreu durante a Lisbon Energy Summit, onde Emanuel Proença, CEO da Savannah Resources discursou.

O projeto de lítio está a cargo da empresa Savannah Resources e tem uma duração estimada de 17 anos e a área de concessão prevista é de 593 hectares.

Este foi o primeiro projeto de lítio em Portugal que obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, apesar de ter sido condicionada à concretização de medidas de compensação e mitigação.

A mina do Barroso faz parte da operação Influencer, que levou à demissão do primeiro-ministro, António Costa. O processo visa as concessões de exploração de lítio de Boticas e de Montalegre, ambos em Vila Real, um projeto de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e o projeto de construção de um ‘data center’ na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.

Em fevereiro de 2022, a Junta de Covas do Barroso interpôs uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal contra o Estado Português e o Ministério da Economia por causa da exploração de lítio na mina do Barroso. Entretanto, a empresa Savannah Resources informou que se constituiu como contrainteressada no processo, através da sua subsidiária em Portugal, a Savannah Lithium.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.